Press "Enter" to skip to content

Fed provavelmente reduzirá compras de ativos bem antes de elevar juro, diz Powell

Powell afirmou que Fed provavelmente reduzirá compras de ativos antes de elevar juros (Foto: Fed)

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira que a instituição provavelmente reduzirá as compras de ativos “bem antes” de elevar a taxa básica de juros. Durante um evento virtual do Clube Econômico de Washington, ele ressaltou que a maioria dos dirigentes não vê alta de juros antes de 2024.

De acordo com ele, contudo, o mercado foca “muito” no gráfico de pontos, que aponta as projeções dos dirigentes para a taxa básica de juros, mas que a decisão de alterar a política monetária é baseada em resultado macroeconômicos.

O dirigente ressaltou que o ciclo de aperto monetário só começará quando a inflação estiver “moderadamente” acima de 2% “por algum tempo” e a recuperação do mercado de trabalho for “substancial”. Powell, contudo, considera “altamente improvável” que esses resultados sejam alcançados antes de 2022.

O presidente do Fed afirmou também que ainda não se encontrou com o presidente dos EUA, Joe Biden, que assumiu o comando do país em 20 de janeiro.

Criptomoedas

Powell destacou ainda nesta quarta-feira que o Bitcoin e outras criptomoedas servem principalmente para especulação. Durante o evento virtual do Clube Econômico de Washington, o dirigente também disse que o Bitcoin não está sendo usado para pagamentos, e comparou o ativo ao ouro.

Ele ainda declarou que uma de suas maiores preocupações atuais são os ciberataques.

Por Iander Porcella

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *