Press "Enter" to skip to content

Para BCE, recuperação da zona do euro atrasou, mas ainda segue em curso

Lagarde diz que espera crescimento do PIB no segundo semestre do ano (Foto: Pixabay)

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, admitiu nesta sexta-feira que a recuperação econômica na zona do euro atrasou, em meio à segunda onda de casos de coronavírus, mas disse que o processo segue em curso e que já há “luz no fim do túnel” na pandemia. Em entrevista à CNBC, Lagarde comentou que espera crescimento robusto do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo semestre do ano.

Segundo ela, a expectativa é de que o pacote fiscal de 750 bilhões de euros aprovado pela Comissão Europeia comece a liberar recursos na etapa final de 2021.

A dirigente também projetou que a inflação na região atingirá 1,5% nos próximos meses, por conta de fatores técnicos – na base de comparação, há um ano ocorria o auge do choque inicial da pandemia.

Para ela, não é possível comparar fazer comparação com os índices acionários dos Estados Unidos, que devem atingir a meta rapidamente. “Nós ainda estamos longe”, pontuou.

Lagarde reforçou ainda o compromisso em apoiar a economia enquanto for necessário e disse que o BCE dispõe de flexibilidade para aumentar ou reduzir o seu programa de compras de ativos (PEPP, na sigla em inglês) conforme necessário.

Ela reiterou que o Banco não tem meta para a taxa de câmbio, mas monitora o comportamento do euro e seu impacto na inflação.

Por André Marinho

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *