Press "Enter" to skip to content

Vale lidera ganho de valor de mercado no ano; Petrobras tem maior queda; veja ranking

Setor de comércio sofreu maior queda de valor de mercado na B3 (Foto: Divulgação)

As empresas de capital aberto listadas na B3 perderam R$ 91,7 bilhões em valor de mercado no primeiro trimestre deste ano, segundo levantamento da consultoria Economatica.

De acordo com a análise, o valor de mercado das companhias atingiu R$ 4,87 trilhões em 31 de março de 2021, ante R$ 4,96 trilhões em dezembro de 2020.

Em termos de setores, sempre conforme os dados da Economatica, as empresas de comércio e de intermediários financeiros sofreram as maiores quedas de valor de mercado: baixas de R$ 51,2 bilhões e R$ 48,5 bilhões, respectivamente.

Ao longo dos primeiros 3 meses de 2021, investidores se debruçaram sobre o setor de varejo, notando maior competição no e-commerce, além do progresso da vacinação contra Covid-19 que reduz o apelo de varejistas digitais que se beneficiaram do “fique em casa” em 2020.

Na contramão, o setor que mais cresceu valor de mercado no período foi o de mineração, subindo R$ 53,9 bilhões, embalado pela elevação das cotações de commodities metálicas no mercado internacional. Na sequência, o destaque fica para o setor de serviços médico-hospitalares, que expandiu valor de mercado em R$ 25,8 bilhões.

Empresas

Especificamente dentre as empresas, a Vale (VALE3) lidera o ranking de maior alta de valor de mercado no primeiro trimestre de 2021, com salto de R$ 53,9 bilhões. Grupo Dasa (DASA3) e JBS (JBSS3) completam o pódio, com ganhos de R$ 34,1 bilhões e R$ 17,2 bilhões, respectivamente.

Veja as empresas com maior crescimento de valor de mercado no primeiro trimestre de 2021:

Na outra ponta, a Petrobras (PETR4) registrou o maior tombo de valor de mercado, recuando R$ 60,2 bilhões, diante da desconfiança do mercado com a intervenção do governo na mudança do comando da estatal petrolífera em meio ao debate sobre a política de preços de combustíveis.

Em seguida aparecem Itaú (ITUB4) e Magazine Luiza (MGLU3), que perderam R$ 31,4 bilhões e R$ 30,4 bilhões, respectivamente, em valor de mercado.

Veja as empresas com maior retração de valor de mercado no primeiro trimestre de 2021:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *