Press "Enter" to skip to content

Mercados têm cautela com Turquia e avanço da Covid

(Foto: Shutterstock)

Os mercados internacionais oscilam sem tendência única nesta segunda-feira (22) de cautela entre investidores, diante de preocupações com os sinais de uma terceira onda de infecções de Covid-19 na Europa e do tombo de 10% da moeda turca frente ao dólar.

—> Gostou desta notícia?
Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O mundo monitora o aumento do contágio de Covid-19 nos últimos 7 dias, com vários países retomando restrições mais rígidas. Esse cenário, combinado com o receio sobre o progresso da vacinação na Europa, enfraquece a perspectiva de reabertura em breve das economias.

A Alemanha reportou alta na média de contaminações, acima do limite estabelecido para sobrecarga do sistema de saúde alemão. Segundo agências de notícias internacionais, isso eleva a pressão política no país pela adoção de uma nova quarentena.

Com isso, as cotações de commodities metálicas e do petróleo recuavam neste início de semana. No caso do minério de ferro, o preço futuro desabou na China, também refletindo as especulações de que a indústria siderúrgica cogita cortes de produção em usinas poluentes.

Emergentes

Nos mercados emergentes, investidores adotam postura de maior aversão ao risco após o presidente da Turquia, Recep Erdogan, demitir abruptamente o comandante do banco central turco após o recente aperto monetário anunciado pela autoridade.

Por ora, segundo analistas, o impacto da queda 10% da lira turca perante o dólar tem sido relativamente limitado em outras moedas.

Cotações

Por volta de 7h30 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 operava quase estável, subindo 0,02%. Na Bolsa de Nova York, o futuro do Dow Jones caía 0,2%, enquanto os futuros do S&P 500 e Nasdaq avançavam 0,1% e 0,7%.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *