Mercados

Taxas curtas de juros sobem e longas caem com ajustes ao Copom

A curva de juros cumpriu o script no pós-Copom com movimento de achatamento, no qual as taxas curtas dispararam e as longas subiram de manhã e caíram à tarde. O aperto da Selic acima do esperado por boa parte do mercado e a sinalização de que em maio o Comitê de Política Monetária (Copom) vem de novo com 0,75 ponto porcentual deixaram o cenário de apostas para a Selic para a próxima reunião dividido entre esta opção e aumento maior, de 1 ponto porcentual, segundo a precificação da curva. O ajuste da ponta curta foi mais pesado do que o previsto, com alta de 30 pontos no vencimento de janeiro de 2022, enquanto a reação dos longos durante o dia foi contaminada pela nova escalada do rendimento dos Treasuries.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 subiu de 4,277% para 4,575% no fim da sessão regular. A do DI para janeiro de 2023 fechou em 6,16%, de 6,009%, e a do DI para janeiro de 2027 caiu de 7,914% para 7,86%.

Segundo cálculos de um gestor, no meio da tarde, a precificação da Selic para maio nos DIs era de alta de 90 pontos-base, o que, grosso modo, representa 60% de probabilidade de elevação de 1 ponto e 40% de chance de alta de 0,75 ponto, com projeção de Selic em 6,35% ao final do ano. “Temos de ter o cuidado, no entanto, de lembrar que hoje foi dia de ajuste técnico que começou pesado logo de manhã, com muitos ‘stops’. Então a precificação tende a ficar mesmo um pouco poluída”, ressalvou.

Ao iniciar o aperto já com alta de 0,75 ponto, o Copom busca resgatar as estimativas de inflação para novamente perto da meta central de 3,75% ainda em 2021 – ou evitar que estoure o teto de 5,25% – e, assim, impedir contaminação das projeções para 2022.

Algumas casas, mesmo as que esperavam 0,50 ponto, não alteraram suas estimativas para o ciclo este ano, à espera de detalhes da ata na próxima semana, enquanto outras já promoveram revisões. É o caso do Santander, que agora espera taxa básica de 5% no fim do ano, de 4,0% anteriormente.

Além do ajuste ao Copom, a curva longa esteve também sujeita ao humor externo. Pela manhã, as taxas subiram, mas bem menos do que as longas, pressionadas pelos Treasuries, com o yield da T-Note de dez anos batendo máximas em 1,75%. À tarde, o rendimento diminuiu o ímpeto para 1,71%, abrindo espaço para a inversão do sinal da taxas longas locais.

Mesmo com a ponta longa bem comportada, o Tesouro não conseguiu colocar lotes grandes nos prefixados de longo prazo no leilão desta quinta, mantendo a oferta de NTN-F em 100 mil contratos e, ainda assim, vendeu 70 mil. Players dizem que a pressão da Treasuries pode ter atrapalhado. “Parece que ninguém mais quer ficar vendido em juro longo em qualquer lugar do mundo”, diz uma fonte.

Por Denise Abarca

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

3 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

7 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

20 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

20 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

21 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

21 horas ago