Mercados

Bolsas da Europa fecham em alta em dia de decisão do BoE

As bolsas da Europa ignoraram a cautela observada em Wall Street e fecharam em alta nesta quinta-feira, após o Banco da Inglaterra (BoE) manter inalterados os principais pilares de sua política monetária. Investidores assimilaram também a notícia de que o órgão regulador de medicamentos da União Europeia considerou “segura e eficaz” a vacina da AstraZeneca contra o coronavírus.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, encerrou o pregão com ganho de 0,40%, a 426,59 pontos.

Em meio à percepção de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) se mostrou tolerante ao avanço dos juros dos Treasuries na quarta-feira, os rendimentos avançaram nesta quinta, com o retorno da T-note de 10 anos no maior nível em 14 meses. O movimento contribuiu para a fraqueza observada nas bolsas de Nova York, que ficaram sem direção única.

Do outro lado do Atlântico, contudo, as principais praças europeias resistiram a esse cenário negativo. Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,25%, a 6.779,68 pontos. A ação do HSBC ganhou 2,54%, após o banco informar a funcionários que está em negociações para vender seu braço de varejo na França à empresa americana Cerberus Capital Management.

No Reino Unido, repercutiu a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de manter a taxa básica de juros em 0,10% e o programa de compra de títulos em 895 bilhões de libras.

De acordo com análise da Capital Economics, o BC britânico demonstrou que não está nem perto de discutir um aperto das condições monetárias e que não está preocupado com a escalada dos retornos dos Gilts, como são conhecidos os títulos ingleses. “Nossa previsão de inflação sugere que o Banco provavelmente não pensará em reverter o QE ou aumentar as taxas de juros até 2023/24”, argumentou.

Em evento pela manhã, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, por sua vez, alertou que a alta dos juros “pode se tornar inconsistentes com o combate ao impacto para baixo da pandemia na trajetória projetada da inflação”. Segundo ela, a atividade econômica da zona do euro deve ter forte recuperação no segundo semestre de 2021.

Com perspectivas melhores para a economia, o índice DAX, de Frankfurt, ganhou 1,23%, a 14.775,52 pontos, enquanto o CAC 40, de Paris, subiu 0,13%, a 6.062,79 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB se elevou 0,33%, a 24.360,49 pontos.

Repercutiu também nas mesas de operações a afirmação da Agência de Medicamentos Europeia (EMA, na sigla em inglês) de que a vacina contra o coronavírus da AstraZeneca é “segura e eficaz”. Nos últimos dias, vários países da região suspenderam a distribuição do produto, depois de relatos de coágulos sanguíneos supostamente relacionados à imunização.

Nas praças Ibéricas, o Ibex 35, de Madri, aumentou 0,29%, a 8.624,60 pontos, enquanto o PSI 20, de Lisboa, avançou 0,41%, a 4.789,47 pontos.

Por André Marinho

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

4 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

9 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

13 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago