Press "Enter" to skip to content

OMS recomenda vacina da AstraZeneca e diz que benefícios superam os riscos

(Foto: Shutterstock)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quarta-feira (17) considerar que os benefícios da vacina contra covid-19 da AstraZeneca são maiores do que potenciais riscos. Por esse motivo, a entidade recomenda que a vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, continue a ser utilizada.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Em comunicado, a OMS disse que alguns países da União Europeia (UE) suspenderam temporariamente o uso da vacina da AstraZeneca com base em relatos de que pessoas que a receberam foram acometidas por trombose, mas ressaltou que outras nações do bloco decidiram seguir aplicando o imunizante, após levarem as mesmas informações em consideração.

A OMS afirmou também que é normal países apontarem possíveis efeitos adversos após amplas campanhas de vacinação, mas ressaltou que os eventos não são necessariamente relacionados à imunização, embora investigá-los constitua “uma boa prática”.

A entidade disse ainda que mantém contato constante com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, pela sigla em inglês) e que está cuidadosamente avaliando os últimos dados sobre a segurança da vacina da AstraZeneca. “Assim que a avaliação for concluída, a OMS irá divulgar suas conclusões”, acrescentou.

Por Francine De Lorenzo e Sergio Caldas

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *