Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem com insegurança fiscal; PEC Emergencial no radar

(Foto: Shutterstock)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto sobem nesta quarta-feira (3), em linha com a alta dos juros futuros longos e do dólar, em dia de votação da PEC Emergencial no Senado e de leilões de rolagem antecipada de títulos prefixados.

—> Gostou desta notícia?
Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

As discussões no Senado em torno da PEC Emergencial envolvendo a retirada do Bolsa Família do teto de gastos geram preocupação com a situação fiscal do País, já fragilizada pelo agravamento da pandemia de Covid-19. Investidores também acompanham os números do PIB brasileiro no quarto trimestre do ano passado.

No leilão do Tesouro Nacional serão ofertados 500 mil títulos Tesouro Prefixado com vencimento para 2022, 50 mil com vencimento para 2023 e mais 50 mil para 2024, além de 300 mil títulos Tesouro Prefixado com pagamento de juros semestrais com vencimento para 2025.

Cotações

O título público Tesouro Prefixado 2024 apresentava taxa de rentabilidade anual de 7,60% na manhã desta quarta-feira, ante 7,46% no fechamento anterior. Já o Tesouro Prefixado 2026 exibia taxa de retorno de 8,18% ao ano, tendo fechado em 8,04% na terça-feira.

Os títulos indexados à inflação também apresentavam alta na rentabilidade, com o Tesouro IPCA+ 2026, o mais curto, rendendo o IPCA mais 3,36% ao ano, em comparação com IPCA mais 3,32% no fechamento de ontem, e o Tesouro IPCA+ 2045, o mais longo entre os que não pagam juros semestrais, com rendimentos de IPCA mais 4,00% ao ano, tendo fechado em IPCA mais 3,96% no dia anterior.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Veja as taxas dos títulos públicos disponíveis para compra nesta quarta-feira:

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *