Press "Enter" to skip to content

Taxas do Tesouro Direto sobem em dia de tensão nos mercados

(Foto: Shutterbug75/Pixabay)

As taxas de retorno dos títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto sobem nesta terça-feira (2), acompanhando a alta dos prêmios de risco dos juros futuros nesta manhã em meio à tensão nos mercados envolvendo incertezas políticas e a trajetória das contas públicas do País.

—> Gostou desta notícia?
Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O mercado repercute a confirmação por parte do governo de que as isenções de impostos sobre combustíveis devem ser compensadas por um aumento de tributo dos bancos e do setor químico. Essa medida gera receio quanto ao aumento do custo do crédito no País, considerando possível repasse desse aumento do tributo nas taxas. Vale lembrar, porém, que o imposto só deve passar a valer a partir de julho, e a medida precisa ser aprovada pelo Congresso.

Também em destaque nesta sessão, o Tesouro Nacional realiza um leilão de títulos Tesouro IPCA (NTN-B), com vencimentos para 2024, 2028 e 2040. Operadores de mercado têm notado a oferta de papéis com vencimentos mais curtos por parte do Tesouro, com prêmios menores, encurtando o perfil da dívida – o que não é um bom negócio para o perfil da dívida brasileira.

Cotações

A taxa do título público Tesouro Prefixado 2024 apresentava nesta manhã rentabilidade anual de 7,55%, ante 7,39% no fechamento anterior. A remuneração do Tesouro Prefixado 2026 subia de 7,97% na segunda-feira para 8,13% nesta terça-feira.

Dentre os papéis indexados à inflação, o Tesouro IPCA+ 2026 exibia taxa de rendimento ao ano de IPCA mais 3,35%, frente a taxa de IPCA mais 3,26% apurada na segunda-feira.

Títulos públicos

O Tesouro IPCA (antiga NTN-B) proporciona ao investidor uma rentabilidade em termos reais. É um título que paga uma taxa fixa acrescida da variação do IPCA (inflação).

O Tesouro Prefixado (antiga LTN) é um título prefixado, e por isso o investidor tem a exata noção de qual será o retorno obtido desde o dia que efetuar a compra até a data do vencimento do título.

Já o Tesouro Selic (antiga LFT) é um título que proporciona ao investidor uma rentabilidade pós-fixada atrelada à variação da taxa Selic.

Títulos públicos são ativos de renda fixa que possuem a finalidade de captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo.

Vale destacar que a taxa de retorno e o preço dos títulos públicos têm comportamento inversamente proporcional, ou seja, quando um sobe o outro cai.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *