Press "Enter" to skip to content

Mercados têm dia de cautela após tombo em Wall Street

(Foto: Johannes Eisele / AFP)

Os principais mercados de ações globais operam sem tendência definida nesta sexta-feira (26), com a queda de ações de empresas de tecnologia pressionando as bolsas europeias, enquanto os futuros em Wall Street esboçam reação após o tombo da véspera.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A melhora na Bolsa de Nova York tem a ver com o alívio nos juros dos títulos de 10 anos do governo dos Estados Unidos, os Treasuries, que se estabilizavam na faixa de 1,47% após subirem acima de 1,6% em meio ao temor com a escalada de inflação diante da retomada econômica e dos estímulos fiscais.

Em nota, Paul Donovan, economista-chefe do UBS, diz que a inflação deve ser maior neste ano, mas não nas economias mais desenvolvidas do mundo. Ele chama a atenção para o aumento da capacidade de criação de novos negócios no setor de serviços, uma oferta que tende a se recuperar muito rapidamente quando a demanda voltar de forma mais contundente.

Techs

A alta nos rendimentos dos Treasuries prejudica ainda mais os papéis de tecnologia devido ao fluxo de receitas de longo prazo estimado para essas empresas, avaliam analistas. 

E justamente neste momento investidores globais têm lançado mão da chamada rotação de ações, trocando empresas de tecnologia, teoricamente mais favorecidas pelo “fique em casa”, rumo às empresas mais cíclicas, atreladas à recuperação da atividade, em meio ao otimismo com o progresso da vacinação.

Cotações

Por volta de 7h45 (horário de Brasília), o índice europeu Euro Stoxx 600 perdia 0,5%. Já em Nova York, o futuro do Dow Jones operava estável, enquanto S&P 500 e Nasdaq subiam 0,3% e 0,2%, respectivamente.

As bolsas asiáticas, por sua vez, fecharam em forte baixa generalizada após o aumento nos juros dos Treasuries gerar um movimento de vendas em Wall Street que levou o Nasdaq a sofrer na quinta-feira (25) sua maior queda em um dia desde outubro.

O índice acionário japonês Nikkei liderou as perdas na Ásia, com um tombo de 3,99% em Tóquio. Já o Hang Seng caiu 3,64% em Hong Kong, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 2,80% em Seul.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *