Press "Enter" to skip to content

Bolsas da Ásia fecham em forte baixa após tombo em NY

(Foto: Shutterstock)

As bolsas asiáticas fecharam em forte baixa generalizada nesta sexta-feira (26), após o recente aumento nos juros dos Treasuries gerar um movimento de liquidação em Wall Street que levou o Nasdaq a sofrer ontem sua maior queda em um dia desde outubro.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O índice acionário japonês Nikkei liderou as perdas na Ásia, com um tombo de 3,99% em Tóquio, a 28.966,01 pontos. Já o Hang Seng caiu 3,64% em Hong Kong, a 28.980,21 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi recuou 2,80% em Seul, a 3.012,95 pontos, e o Taiex se desvalorizou 3,03% em Taiwan, a 15.953,80 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto teve baixa de 2,12%, a 3.509,08 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto cedeu 1,79%, a 2.293,69 pontos.

No pregão desta quinta-feira em Nova York, o Nasdaq – que é em boa parte formado por ações de tecnologia – caiu 3,52%, enquanto o S&P 500 e o Dow Jones recuaram 2,45% e 1,75%, respectivamente.

A onda de vendas em Wall Street veio após o rendimento da T-note de 10 anos ultrapassar a marca de 1,5%, no maior nível em um ano e bem acima do patamar de 0,92% em que se encontrava há apenas dois meses.

A alta dos juros dos Treasuries reflete crescente otimismo de que a economia global irá se recuperar com o avanço das campanhas de vacinação contra a covid-19, mas também expectativas de que a inflação ganhará força, o que poderia encorajar bancos centrais a elevar juros.

A aversão a risco predomina apesar de o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, ter se esforçado nesta semana para aliviar as preocupações de investidores, ao dizer que os retornos dos Treasuries indicam confiança na recuperação dos EUA e minimizar os riscos de uma disparada da inflação no país.

Na Oceania, a bolsa australiana também foi influenciada pelo mau humor de Nova York, e o S&P/ASX 200 caiu 2,35% em Sydney, a 6.673,30 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Por Sergio Caldas

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *