Press "Enter" to skip to content

Fed ainda vê folga no mercado de trabalho dos EUA e longo caminho de recuperação

(Foto: Pixabay)

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira, 24, que “há ainda grande folga no mercado de trabalho e um longo caminho para sua recuperação” em depoimento na Câmara dos Representantes. Questionado sobre sua opinião relativa à necessidade do plano fiscal de US$ 1,9 trilhão defendido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, Powell respondeu: “Serão necessários investimentos dos setores privado e público para melhorar os fatores de produção no país EUA.”

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Powell ressaltou que os dirigentes do Federal Reserve querem “ver dados econômicos que mostrem progresso para atingir objetivos do Fed”. “Precisamos ver condições de mercado de trabalho na direção de pleno emprego e inflação perto de 2%.”

Inflação

O presidente do Federal Reserve afirmou que “não vamos apertar a política monetária apenas com mercado de trabalho mais apertado. Precisaremos observar também alta da inflação para perto de 2%”.

Em depoimento à Câmara dos Representantes, Powell destacou que “queremos que as expectativas de inflação fiquem ancoradas em 2%”, o que dará certeza de que os índices de preços estão em linha com o objetivo de longo prazo determinado pelo Fed. “Temos horizonte de política monetária de 3 anos. Estamos em uma era na qual mundo é desinflacionário.”

Dólar digital

O presidente do Federal Reserve afirmou que talvez será necessário que o banco central tenha autorização do Congresso para atuar com dólar digital. “Precisaremos ter cuidado para desenhar o dólar digital para não minar condições do mercado financeiro.”

Powell também destacou em depoimento na Câmara dos Representantes que “o combate á mudança climática é muito importante e deve ser definido por governo e legisladores”. “É uma questão de longo prazo e instituições financeiras estão engajadas nela.”

Bancos capitalizados

O presidente do Fed destacou que “precisamos de economia forte e de apoio da política monetária, que continuará”. Ele afirmou que os “grandes bancos estão bem capitalizados e foram muito importantes para a concessão de crédito em 2020, apesar de ter feito reserva de caixa ao redor de US$ 100 bilhões.”

De acordo com Powell, é fundamental para a plena recuperação do nível de atividade nos EUA o controle total da pandemia do coronavírus. “Vacinação, distanciamento social e máscaras são essenciais para terminar pandemia. Com a evolução no combate (a covid-19) teremos melhor economia no segundo semestre.”

Por Ricardo Leopoldo

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *