Categories: Economia

CNI: contratação supera demissão na indústria em janeiro pela 1ª vez em 10 anos

Pela primeira vez, em dez anos, as contratações superaram as demissões no mês de janeiro na indústria. A Sondagem Industrial, divulgada nesta quarta-feira (24) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o índice de evolução do número de empregados ficou em 51,3 pontos em janeiro de 2021. Assim, o emprego industrial acumula sete meses consecutivos de alta.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O indicador varia de zero a 100, sendo 50 pontos a linha de corte que separa a alta da queda no emprego. Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, as contratações refletem a rápida recuperação da indústria no segundo semestre do ano passado.

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) ficou em 69%, o que é o maior porcentual para o mês de janeiro desde 2014, embora seja um ponto porcentual menor que o registrado em dezembro de 2020. Já a produção industrial seguiu o movimento normal do início do ano, registrando desaceleração e queda em relação a dezembro de 2020. O índice de evolução de produção ficou em 48,2 pontos, abaixo da linha dos 50 pontos, o que revela queda na produção.

“A queda na atividade industrial foi mais forte na passagem de 2020 para janeiro de 2021 do que nos três anos anteriores. No entanto, a produção dos últimos meses do ano passado também esteve mais aquecida. O que percebemos é que, mesmo com a queda, a produção se mantém em nível relativamente elevado, o que explica a alta do emprego em janeiro”, avalia Azevedo.

A pesquisa revela ainda que os estoques estão abaixo do que as empresas planejavam, mas a queda foi menos intensa e menos disseminada em janeiro do que nos meses anteriores. Além disso, a distância entre o nível de estoque desejado e o estoque efetivo diminui.

“Como a situação ainda não se normalizou, esse fato indica que, possivelmente, os empresários estão planejando trabalhar com nível de estoque mais baixo do que no passado”, avalia a entidade.

O índice de evolução do nível de estoques ficou em 48,3 pontos em janeiro, o que é 2,8 pontos maior que o registrado em dezembro de 2020, apesar de estar abaixo dos 50 pontos, indicando diminuição dos estoques.

Expectativas

A Sondagem revela que as expectativas dos empresários industriais pouco se alteraram e seguem otimistas. Os índices de expectativas variaram pouco de janeiro para fevereiro de 2021 e se mantiveram em patamar elevado, distantes da linha dos 50 pontos.

“Ou seja, indicam que os empresários continuam esperando crescimento da demanda por seus produtos e da quantidade exportada, e pretendem aumentar a compra de matérias-primas e o número de empregados”, diz a pesquisa.

A intenção de investir, no entanto, apresentou recuo, passando de 59,9 pontos em janeiro de 2021 para 58,3 pontos em fevereiro, queda de 1,6 ponto. Em relação a fevereiro do ano passado, o indicador apresenta ligeira queda de 0,4 ponto.

Para a pesquisa foram ouvidas 1.804 empresas, sendo 437 grandes, 618 médias e 746 pequenas, entre os dias 1º e 12 de fevereiro.

Por Sandra Manfrini

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

JBS anuncia antecipação do 13º salário para funcionários do RS

A JBS anunciou, neste sábado, 4, que devido às consequências das fortes chuvas no Rio…

9 horas ago

Deputado quer prever em lei adiamento de concursos em casos de desastres climáticos como no RS

O deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE) apresentou um projeto para prever em lei o adiamento de…

14 horas ago

Ministros voltam a Porto Alegre e governo faz reunião para atualizar ações de socorro ao RS

Os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional)…

16 horas ago

CNseg pede que associadas adiem prazo de vencimento de boletos de seguros por chuvas no RS

Em meio às fortes chuvas no Rio Grande do Sul, a Confederação Nacional das Seguradoras…

17 horas ago

Quais são as cidades com mais bilionários no mundo? Veja as dez mais bem colocadas do ranking

De acordo com a lista de bilionários de 2024 da revista Forbes, divulgada em abril,…

17 horas ago

Grupo Pão de Açúcar vende imóveis de sua sede em São Paulo por R$ 218 milhões

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) afirmou na quinta-feira, 2, ter celebrado uma transação para…

17 horas ago