Press "Enter" to skip to content

PGBL ou VGBL? Qual é o ideal para você?

(Foto: Gino Crescoli/Pixabay)

Se você está em busca de investir o seu dinheiro para objetivos futuros, os Planos de Previdência se apresentam como uma boa solução. Porém, já sabe como escolher o plano ideal para você? Ou seja: PGBL ou VGBL, qual seria o melhor aos seus objetivos?

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Em suma, os Planos de Previdência, assim como os Fundos de Previdência, vêm ganhando um importante destaque no mercado. E isso por conta da aprovação, em 2019, da reforma da Previdência.  

O modelo despontou como uma aplicação interessante para quem busca ter uma aposentadoria tranquila. Ou, até mesmo, para quem deseja realizar sonhos no longo prazo.

Porém, como já dito, a grande questão reside na escolha desse tipo de aplicação. Afinal, qual é melhor, PGBL ou VGBL?

Comentaremos, neste artigo, as particularidades dos dois planos. Desse modo, ao compreender as características de cada um, você terá segurança para escolher o mais adequado para o seu perfil. 

Estamos aqui para ajudar você a saber como escolher um Fundo de Investimento ou uma aplicação que se encaixe em seus objetivos!

O que é Plano de Previdência?

Antes de continuarmos, vale dizer que Planos de Previdência são diferentes de Fundos de Previdência.

No primeiro caso, são literalmente produtos adquiridos por pessoas. Tais produtos constituem como um pacote para a aposentadoria.

A instituição responsável por seus Planos de Previdência define os valores e prazos. E o investidor, à frente, recebe o seu dinheiro acrescido de ganhos. 

Em suma, há dois tipos de planos para a escolha do investidor: PGBL ou VGBL.

Ademais, geralmente, ao contratar um plano, você terá seu dinheiro investido em um Fundo de Previdência.

Mas… O que são, então, os Fundos de Previdência?

Basicamente, eles são Fundos de Investimento que podem investir seu Patrimônio Líquido em Ações, Renda Fixa, entre outros. Isso vai depender do tipo de Fundo de Previdência. Mas eles sempre visam a prazos de investimento bastante longos.

Ou seja, podem ser Fundos de Renda Fixa ou Fundos Multimercado, por exemplo. 

O foco aqui é, geralmente, “alocar o dinheiro para gerar certa rentabilidade para o longo prazo” em vez de, literalmente, conseguir ótimas rentabilidades.

Na primeira fase do investimento em um Fundo de Previdência, chamada de acumulação, o investidor aporta os recursos para formar o seu patrimônio. 

Já na segunda fase, a do usufruto, os aportes financeiros se encerram, e o investidor começa a usufruir do seu patrimônio acumulado ao longo das anos. 

Por fim, vale citar que há os Planos de Previdência Abertos e os Fechados. A diferença está em quem pode investir neles. 

Em suma, os Planos Abertos são, literalmente, abertos para o investimento de qualquer pessoa. Já os Fechados são aqueles criados por empresas, por exemplo, para o seus funcionários.

Vale citar, antes de continuarmos, que eles não são recomendados, no geral, para a sua Reserva de Emergência, muito por conta de liquidez que possuem.

PGBL ou VGBL, qual o melhor para você?

Como já dito, existem, no País, dois tipo de Fundos de Previdência: o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). 

A grande diferença entre ambos reside na maneira como se declara o Imposto de Renda (IR).

Vejamos, a seguir, cada um deles em suas especificidades. 

PGBL

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) foi criado em 1997.

É a opção que pode ser muito bem aproveitada por quem faz o modelo completo da declaração do IR. 

No PGBL, é possível deduzir até 12% da renda bruta anual do valor das contribuições da base de cálculo do seu IR.

Ou seja, ele permite reduzir o valor do imposto a ser pago ou aumentar a restituição.

Ao optar por este modelo, o investidor é tributado em cima do valor total recebido. E isso tanto no momento do resgate do dinheiro como no recebimento da renda.

Por fim, vale ressaltar que há um prazo de carência de 60 dias para resgatar ou fazer portabilidade no PGBL.

VGBL

O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) surgiu no mercado financeiro nacional em 2002.

Percebeu-se, ao longo do tempo, que o PGBL não contemplava as pessoas que trabalhavam na informalidade nem as que recebiam salários inferiores aos que são tributados pelo IR.

Desse modo, o VGBL entrou no cenário para suprir essa lacuna, pois permitiu a incidência do imposto apenas no momento da retirada dos valores.

Em suma, ele se apresenta como uma boa opção para quem adota a declaração simplificada do IR. E, assim como o outro modelo, tem carência de 60 dias para resgate ou portabilidade. 

Assim, vê-se que a principal diferença entre os dois planos é a tributação.

São modelos que apresentam risco baixo a moderado e podem ser vantajosos a longo prazo.

Porém, vale ressaltar que, caso sejam sacados antes da hora, outros tipos de Fundos de Investimento podem trazer resultados bem melhores. 

Quais os fatores devem ser analisados para a escolha?

Falar em uma “melhor opção” é um caminho muito simplista ao avaliar todo o contexto dos Planos de Previdência e dos Fundos de Previdência.

O que vale é considerar o plano mais adequado ao seu perfil, levando em conta os seus objetivos, a sua renda atual e o quanto pretende investir. 

Ademais, e principalmente, escolher entre PGBL ou VGLB dependerá de como você pretende declarar o seu pagamento de Imposto de Renda.

Seja PGBL ou VGBL, vale sempre você contar com uma instituição de qualidade e, mais ainda, que oferece bons retornos.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as diferenças entre PGBL ou VGBL. Se você ficou com alguma dúvida, basta deixar um comentário abaixo. Estamos sempre prontos para ajudá-lo, investidor!

(Este conteúdo é fruto de uma parceria entre a Levante Advice e o Mercado News)

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *