Press "Enter" to skip to content

Petrobras despenca com declaração de Bolsonaro

(Fonte: Shutterstock)

As ações da Petrobras (PETR4, PETR3) operavam em forte queda na B3 nesta sexta-feira (19), empurrando para baixo o Ibovespa, sob temores renovados de ingerência na estatal petrolífera após críticas do presidente Jair Bolsonaro ao novo reajuste nos preços do diesel e da gasolina.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Em sua live semanal, Bolsonaro considerou o aumento dos combustíveis como “fora da curva” e “excessivo”. Ele disse que não vai intervir na Petrobras, mas que “terão consequências” as declarações de Roberto Castello Branco, presidente da estatal, de que “não tem nada a ver com caminhoneiros”. O presidente aproveitou para anunciar a renúncia dos impostos federais sobre o gás de cozinha e a interrupção da tributação federal sobre o óleo diesel por 2 meses.

“O presidente flerta nesse sentido com certo populismo fiscal e faz uma ameaça direta à Petrobras que forçará os investidores para alguma cautela. Não queremos dizer com isso que o Palácio do Planalto irá fazer algo de fato, mas o episódio revela, mais uma vez, que há grande desconforto com a política de preços da estatal brasileira”, avalia o economista-chefe da corretora Necton, André Perfeito.

Para especialistas, a volta do risco de intervenção do governo na estatal prejudica o programa de desinvestimentos da Petrobras e impede que a companhia aproveite a recuperação do preço do petróleo. Eles citam como preocupante os rumores sobre possível demissão de Castello Branco.

“As declarações do presidente Jair Bolsonaro criticam o presidente da Petrobras pelo aumento de combustíveis e ainda indicam que algo pode acontecer na companhia nos próximos dias, o que gera um certo grau de incerteza por parte dos investidores com relação a possíveis mudanças na governança da empresa”, comenta Luis Sales, analista da corretora Guide Investimentos.

“A fala do presidente é uma das mais preocupantes em termos de política econômica desde a sua posse em 2019, sinalizando ao mercado de que as estatais não terão vida fácil caso não atendam aos interesses e lobby de grupos específicos de sua base eleitoral”, observa a casa de análise de investimentos Levante.

Ações

Por volta de 10h30 (horário de Brasília), as ações preferenciais da Petrobras caíam 4%, cotadas a R$ 28,15, enquanto os papéis ordinários perdiam 4,3%, a R$ 28,16.

No mesmo instante, o Ibovespa operava em queda de 0,5%, aos 118.584 pontos.

Preferências

Recentemente, o Mercado News consultou analistas sobre as preferências no setor petrolífero na B3, justamente considerando o risco crescente nas ações da estatal, na esteira do debate sobre preços de combustíveis. A concorrente privada PetroRio (PRIO3) foi citada por alguns.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *