Press "Enter" to skip to content

Inflação anual no Reino Unido acelera a 0,7% em janeiro e supera expectativa

(Foto: Divulgação)

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido subiu 0,7% em janeiro ante igual mês do ano passado, acelerando em relação ao ganho anual de 0,6% observado em dezembro, segundo dados publicados nesta quarta-feira (17) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O resultado de janeiro ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,5% do indicador. Apesar da inesperada aceleração, o CPI continua bem aquém da meta de inflação do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), que é de uma taxa de 2%.

Em relação a dezembro, o CPI do Reino Unido caiu 0,2% em janeiro. Neste caso, a projeção era de queda de 0,4% do índice. O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, recuou 0,5% em janeiro ante o mês anterior, mas registrou ganho anual de 1,4%.

Já o índice de preços ao produtor (PPI) “output” – que mede os preços na porta das fábricas – do Reino Unido avançou 0,4% no mês passado ante dezembro, mas diminuiu 0,2% no confronto anual. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *