Mercados

Bolsas dos EUA fecham em alta com menos especulação e foco em pacote fiscal

Os índices acionários das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira, 2, com os mercados otimistas com as negociações entre o governo dos Estados Unidos e lideranças republicanas e democratas pela aprovação do pacote de estímulos fiscais no país, que deve apoiar a retomada da economia americana em 2021. O recuo de movimentos especulativos por pequenos investidores, que provocou volatilidade nas bolsas na semana passada, também tornou o clima mais propenso ao risco.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O mercado ainda reage à temporada de balanços, com resultados de Amazon e Alphabet sendo divulgados após o fechamento do pregão.

O índice Dow Jones avançou 1,57%, a 30.687,48 pontos, o S&P 500 subiu 1,39%, a 3.826,31 pontos, e o Nasdaq se elevou 1,56%, para 13.612,78 pontos.

Após se reunir na segunda-feira com senadores republicanos para discutir uma nova rodada de estímulos fiscais, o presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com lideranças democratas nesta terça-feira, dessa vez acompanhado da secretária do Tesouro, Janet Yellen. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, houve “troca de ideias construtiva” durante a reunião na segunda-feira.

O avanço das negociações se soma à perspectiva de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) continuará apoiando a economia no futuro próximo, como indicou hoje o presidente da distrital de Minneapolis do órgão, Neel Kashkari. A manutenção de uma posição mais acomodatícia já havia sido reforçada na segunda pelos presidentes das distritais de Atlanta, Rapahel Bostic, e Boston, Eric Rosengren, em evento que terminou após o fechamento dos mercados.

Também apoia o apetite ao risco nas bolsas hoje a queda de ações que foram alvo de especulações por pequenos investidores reunidos em fóruns virtuais na semana passada. A GameStop, que esteve no centro dessa movimentação, caiu 59,85%, acompanhada pela AMC, que recuou 41,05%. Após moverem o foco das ações, a tentativa destes investidores de provocar um short squeeze nos contratos futuros da prata “não foram tão bem sucedidas” em comparação com os movimentos da última semana, avalia o BBH em relatório.

As bolsas também reagem à temporada de balanços corporativos. Mais cedo, ConocoPhillips, ExxonMobil, BP e Pfizer divulgaram resultados para o quarto trimestre. Enquanto as duas primeiras fecharam em alta de 0,54% e 1,56%, respectivamente, a Pfizer recuou 2,26%, e a BP despencou 6,57%. O mercado fechou à espera dos balanços de Amazon e Alphabet, controladora do Google, que saíram logo após o término das negociações. A ação das duas gigantes do setor de tecnologia fecharam em alta, de 1,11% no caso da Amazon, e de 1,56% para a Alphabet.

Por Gabriel Caldeira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

8 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

13 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

17 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago