Mercados

Bolsas dos EUA caem com aversão ao risco por Covid e especulação

Os índices acionários das bolsas de Nova York fecharam em queda expressiva nesta sexta-feira, 29, sob impacto do avanço especulativo de investidores de varejo no mercado. Contribuindo para o sentimento de aversão ao risco, os gastos com consumo nos Estados Unidos entre novembro e dezembro, alimentando dúvidas quanto ao ritmo de recuperação da economia no pós-pandemia. Novas restrições impostas por governos ao redor do mundo na tentativa de conter a disseminação da covid-19 e atrasos na distribuição de vacinas também pesaram nos negócios.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

O índice Dow Jones fechou em queda de 2,03%, a 29.982,62 pontos, o S&P 500 recuou 1,93%, para 3.714,24 pontos, e o Nasdaq teve baixa de 2,00%, a 13.070,69 pontos. Na comparação semanal, os índices registraram perdas de 3,27%, 3,21% e 3,49%, respectivamente.

Mais uma vez, o pregão foi influenciado pelo movimento especulativo de pequenos investidores que fizeram as ações da Game Stop dispararem quase 70%, depois de terem chegado a mais que dobrar de valor durante a sessão. Como consequência, as bolsas em Nova York operaram no vermelho durante todo o pregão. As ações de bancos estiveram em destaque, com Morgan Stanley em baixa de 3,27%, acompanhado por Citigroup (-3,08%) e Bank of America (-2,21%). A Securities and Exchange Comission (SEC), a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) americana, afirmou nesta sexta que “monitora e avalia” a volatilidade dos preços de “certas ações”.

A Bk Asset Management disse em relatório que o sistema financeiro “não está preparado” para lidar com variações diárias tão grandes. A gestora avalia que a queda nas bolsas e um avanço em retornos de bônus sugerem que investidores ficaram preocupados com a perspectiva de “risco sistêmico, em meio a episódios recentes de grande volatilidade”.

Para conter este movimento, a Robinhood adicionou mais 10 empresas à uma lista de papéis com negociações limitadas. Além disso, a corretora apertou as restrições às ações da GameStop, AMC e Nokia. Em resposta, a sua concorrente WeBull disse que não restringe “nenhuma negociação”.

Outro setor a acumular perdas durante as negociações de nesta sexta foi o de energia. Occidental Petroleum (-4,25%), ExxonMobil (-2,65%), ConocoPhilips (-2,63%) e Royal Dutch Shell (-3,53%) fecharam em fortes baixas, seguidas do papel da Chevron, que recuou 4,29% após a empresa divulgar prejuízo líquido inesperado no quarto trimestre de 2020. Já as ações da Caterpillar caíram 0,81%, mesmo após a empresa registrar lucro ajustado acima da previsão de analistas.

Também ficou no foco de investidores a evolução da pandemia de covid-19 e da vacinação contra o sars-cov-2 ao redor do mundo. A França se juntou a países como Alemanha e Portugal e decidiu restringir o acesso de viajantes de diversos países, incluindo o Brasil, para frear a disseminação do novo coronavírus no país, com especial atenção às novas variantes do vírus. Além disso, aparentes atrasos na entrega de vacinas por fabricantes também preocupam o mercado. Nesta sexta, a União Europeia (UE) liberou o uso emergencial do imunizante da AstraZeneca, após recomendação da agência reguladora europeia, em meio a disputas com a farmacêutica britânica sobre o fornecimento de doses de sua vacina ao bloco.

O setor farmacêutico alternou entre fortes perdas e ganhos nesta sexta. A Johnson & Johnson divulgou eficácia de 66% da sua vacina de dose única para casos moderados e graves de covid-19. O resultado não animou os mercados e fez com que a ação da empresa caísse 3,56%. A queda da J&J impulsionou papéis de concorrentes, como a da Moderna (+8,53%). Em resultado oposto ao da J&J, a Novavax subiu 64,87% após informar que seu imunizante atingiu 90% de eficácia em testes realizados no Reino Unido.

Por Gabriel Caldeira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

4 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

9 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

14 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago