Categories: Economia

Confiança empresarial inicia 2021 em queda de 2,7%, diz FecomercioSP

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) teve uma queda de 2,7% neste mês em comparação a dezembro de 2020, ficando nos 98,2 pontos, abaixo do patamar das centenas atingido em outubro.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

A confiança do empresariado paulista apresentou queda mesmo com o início do plano de vacinação e um cenário de recuperação da economia no Estado.

No mesmo período de 2020, o Icec atingiu 123,2 pontos, 20,3% maior do que a taxa atual. Um dos fatores apontados pela queda é a retração de 2,6% no Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), que questiona os empresários sobre as condições momentâneas dos seus negócios e do ambiente econômico.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que é responsável por mensurar os prognósticos do setor para o futuro, também teve queda neste mês, com retração de 5,1%, passando de 144 pontos em dezembro para 136,7 agora.

A FecomercioSP aponta a retração no setor comercial como um dos motivos para as expectativas mais baixas dos empresários. O Índice de Expansão do Comércio (IEC) voltou a ficar abaixo dos cem pontos em janeiro, fechando o mês com 98,8 pontos, queda de 2,7% em comparação a dezembro. O indicador vinha crescendo consecutivamente desde junho e teve alta de 10% com as expectativas de vendas entre a Black Friday e o Natal. Em comparação a janeiro do último ano, o índice cedeu 12,9%.

Ambos os indicadores que compõem o IEC, o de Expectativas para Contratação de Funcionários e o de Nível de Investimento das Empresas, tiveram queda de 5,1% e 0,2%, respectivamente. Este último registrou uma retração acentuada de 24,8% em comparação ao mesmo período em 2020.

A FecomercioSP recomenda que os empresários sejam cautelosos em meio a pandemia. A federação defende que os comerciantes devem aproveitar os primeiros meses do ano, que costumam ser mais fracos, para planejar e analisar as compras, vendas e a movimentação dos estoques, a fim de evitar endividamentos e entraves nos fluxos de caixa.

As recomendações da FecomercioSP para atrair consumidores incluem a promoção de liquidações sobre produtos parados nos estoques, venda cruzada (quando a compra de uma mercadoria se relaciona a de outra), planos de descontos ou a diminuição planejada de preços.

Por Bruno de Castro

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petz registra lucro líquido ajustado de R$ 6,884 mi no 1º trimestre, queda de 64,1%

A Petz encerrou o primeiro trimestre de 2024 com lucro líquido ajustado de R$ 6,884…

9 horas ago

Supermercados racionam venda de arroz, feijão, leite e óleo de soja por causa de enchente no RS

Os reflexos das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já apareceram no varejo.…

9 horas ago

Sabesp tem lucro líquido de R$ 823,3 mi no 1º trimestre, alta de 10,2%

A Sabesp registrou lucro líquido de R$ 823,3 milhões no primeiro trimestre de 2024. O…

9 horas ago

Fazenda e Congresso chegam a acordo sobre desoneração da folha

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmaram…

9 horas ago

Avião Boeing 737 pega fogo e derrapa na pista de pouso em um aeroporto do Senegal

Um avião Boeing 737-300 que transportava 85 pessoas pegou fogo e derrapou na pista do…

10 horas ago

Caixa Seguridade tem lucro líquido recorrente de R$ 924,3 mi no 1º trimestre, alta de 12,7%

A Caixa Seguridade fechou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido recorrente de R$…

10 horas ago