Press "Enter" to skip to content

Oportunidade ou crise? 14 ações valem menos que seu valor patrimonial em Bolsa

Índice europeu de ações opera em alta, liderado pela bolsa da Alemanha (Foto: Pixabay)

O Ibovespa, principal índice de ações da B3, começou 2021 com o pé direito, renovando recordes e ainda 1,9% acima do último dia útil de 2020, apesar das perdas da semana passada. Mas não é toda a Bolsa que surfa nesta onda: muitas ações estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Mais especificamente, 14 empresas, segundo o analista Luis Sales, da Guide Investimentos, que compilou as companhias que atualmente negociam abaixo do valor patrimonial – levando em conta dados do fechamento de sexta-feira (15). Para tanto, utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA).

Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.

Em alguns casos, a depender do contexto, tal indicador pode servir como uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.

Ou simplesmente vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz Sales, em relatório.

Veja a lista de 14 empresas negociando abaixo do valor patrimonial: 

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Seja o primeiro à comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *