Press "Enter" to skip to content

Oportunidade ou crise? 14 ações valem menos que seu valor patrimonial em Bolsa

(Foto: Pixabay)

O Ibovespa, principal índice de ações da B3, começou 2021 com o pé direito, renovando recordes e ainda 1,9% acima do último dia útil de 2020, apesar das perdas da semana passada. Mas não é toda a Bolsa que surfa nesta onda: muitas ações estão neste momento valendo menos do que o seu patrimônio líquido.

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Mais especificamente, 14 empresas, segundo o analista Luis Sales, da Guide Investimentos, que compilou as companhias que atualmente negociam abaixo do valor patrimonial – levando em conta dados do fechamento de sexta-feira (15). Para tanto, utilizou o indicador de preço sobre valor patrimonial da ação (P/VPA).

Isso quer dizer que quando o P/VPA estiver abaixo de 1, a empresa vale em Bolsa menos do que o seu patrimônio líquido – ou seja, bens e direitos menos dívidas.

Em alguns casos, a depender do contexto, tal indicador pode servir como uma oportunidade ao investidor ao sugerir que determinada ação está barata.

Ou simplesmente vai revelar que o mercado está receoso quanto ao papel daquela empresa. “Em momentos de crises muito graves, por exemplo, diversas empresas são negociadas abaixo do valor patrimonial devido à aversão generalizada dos investidores ao risco”, diz Sales, em relatório.

Veja a lista de 14 empresas negociando abaixo do valor patrimonial: 

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *