As notícias animadoras sobre vacinas contra a Covid-19 e o apetite de investidores estrangeiros por retornos maiores em mercados emergentes, como o Brasil com real desvalorizado, devem impulsionar a Bolsa brasileira em 2021, avalia Regis Chinchila, analista da Terra Investimentos.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
A equipe de análise da corretora projeta Ibovespa em 135 mil pontos neste ano, o que sugere potencial de valorização de cerca de 10% em relação ao nível atual. O impulso à renda variável virá tanto da recuperação econômica doméstica quando da global em um contexto otimista pela farta liquidez internacional e baixa taxa básica de juro (Selic).
“A percepção é que 2021 será um ano de recomposição de preços dos ativos, apoiada com consistência na consolidação da recuperação econômica mundial e a permanência de vasta liquidez global para manter o suporte necessário à reativação econômica”, disse Chinchila ao Mercado News.
Para o analista, a possibilidade de que sejam aprovadas as reformas administrativa e tributária, com o objetivo de melhorar o quadro fiscal do País, mantendo o teto de gastos, as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, eventuais privatizações e novos impostos, a redução da dívida pública e novos programas sociais são fatores que prometem alta volatilidade para o Índice Bovespa ao longo do ano.
Riscos
No âmbito interno, o destaque dentre os fatores de risco fica para os “imbróglios inerentes às negociações das reformas essenciais que viabilizem uma trajetória cadente para o déficit fiscal doméstico”.
Olhando para o exterior, Chinchila cita como riscos um eventual acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China na gestão Joe Biden e a eficácia da vacina contra a Covid-19.
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…