O comércio varejista manteve a tendência de crescimento disseminado em outubro. Sete das oito atividades varejistas registraram avanços nas vendas em relação a setembro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido cresceu 0,9% em outubro ante setembro.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
Os avanços ocorreram em Tecidos, vestuário e calçados (6,6%), Livros, jornais, revistas e papelaria (6,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,9%), Combustíveis e lubrificantes (1,1%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%). Houve queda no setor de Móveis e eletrodomésticos (-1,1%).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas cresceram 2,1% em outubro ante setembro. O volume vendido pelo setor de Veículos, motos, partes e peças subiu 4,8% enquanto o de Material de construção aumentou 0,2%.
Comparação interanual
Segundo o IBGE, os setores de supermercados, móveis e eletrodomésticos e outros artigos de uso pessoal e doméstico puxaram o aumento de 8,3% nas vendas do varejo em outubro de 2020 ante outubro de 2019. Quatro das oito atividades pesquisadas registraram crescimento no período.
Os avanços ocorreram em Móveis e eletrodomésticos (alta de 21,9% e contribuição de 2,1 pontos porcentuais para a taxa global), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (alta de 18,4% e impacto de 2,4 pontos porcentuais), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (13,8% e impacto de 1,3 ponto porcentual) e Hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,3% e impacto de 3,5 pontos porcentuais).
Houve perdas em Livros, jornais, revistas e papelaria (-33.1%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-10,9%), Combustíveis e lubrificantes (-5,4%) e Tecidos, vestuário e calçados (-2,6%).
No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas subiram 6,0% em outubro de 2020 ante outubro de 2019. A atividade de veículos e motos, partes e peças recuou 5,9%, mas Material de Construção cresceu 20,9%.
Por Daniela Amorim
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o…
A Petrobras anunciou na quinta-feira, 21, à noite, depois do fechamento do mercado financeiro, que…
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…