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Neoenergia inaugura em 2021 primeiro corredor de mobilidade elétrica do Nordeste

A Neoenergia prevê inaugurar no primeiro semestre de 2021 o primeiro corredor de mobilidade elétrica no Nordeste brasileiro, uma das suas áreas de atuação, com 18 postos de abastecimento ao longo de 1.100 quilômetros de extensão. A eletrovia irá conectar as capitais Salvador (BA) e Natal (RN), passando pelas cidades de Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

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Segundo comunicado da companhia, o projeto é resultado de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da Neoenergia, que integra planos da companhia em investir no estímulo de utilização de veículos elétricos e no processo de descarbonização da economia.

“A primeira fase foi iniciada neste mês em Salvador e compreende a avaliação de desempenho dos carros elétricos em rotas urbanas com propostas de abertura dos eletropostos ao público. Experimentalmente, existem seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador”, informou a empresa, ressaltando que o período inicial é essencial para avaliar a autonomia dos automóveis, desempenho em situações cotidianas e definição de ajustes e melhorias.

Os demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro semestre de 2021. Após concluído, o corredor verde deve abranger seis dos nove estados do Nordeste, passando por 70 municípios.

Ao total, a eletrovia contará com 18 pontos de recarga. Desse número, 12 estarão ao longo das vias que conectam as seis capitais no formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida – cerca de 30 minutos – e dois veículos sendo carregados ao mesmo tempo. Os demais eletropostos serão do tipo Wallbox, que possuem carga média e serão instalados em áreas urbanas e shoppings, com capacidade para um veículo por vez.

Segundo a Neoenergia, além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, como o custo menor, quando comparado a outros combustíveis.

“Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático, já que o motor elétrico possui menos peças e ocupa um espaço menor no carro. Todos esses fatores combinados contribuem no estímulo à consciência ecológica e no investimento em iniciativas ‘verdes'”, informa a companhia.

A empresa já tem uma frota própria de 40 veículos elétricos e desenvolve um caminhão totalmente elétrico para uso em serviços da rede de distribuição.

Por Denise Luna

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Estadão Conteúdo

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