O Banco Central Europeu (BCE) afirmou, no comunicado de política monetária divulgado após a reunião desta quinta-feira, 10, que a incerteza permanece alta, “inclusive no que diz respeito à dinâmica da pandemia e ao momento do lançamento das vacinas”. A instituição manteve os juros, mas decidiu aumentar o volume e estender o período de vigência das compras de ativos.
—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail
“O Conselho do BCE continua pronto a ajustar todos os seus instrumentos, conforme adequado, para garantir que a inflação se mova em direção ao seu objetivo de forma sustentada, em linha com o seu compromisso com a simetria”, diz o comunicado.
O BCE também se comprometeu a conduzir as compras de ativos “até julgar que a fase da crise do coronavírus tenha terminado”.
As medidas tomadas nesta quinta, de acordo com a autoridade monetária, contribuirão para preservar as condições favoráveis de financiamento, apoiando o fluxo de crédito à economia.
“Também continuaremos a monitorar a evolução da taxa de câmbio no que diz respeito às suas possíveis implicações para as perspectivas de inflação no médio prazo”, acrescenta o BCE.
Por Iander Porcella
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
Be First to Comment