Economia

Abegás: Consumo de gás natural dá sinais de retomada

O consumo de gás natural no País começa a dar sinais de recuperação, após o relaxamento das medidas de isolamento social adotadas para combater o novo coronavírus, e cresceu 0,61% em setembro, na comparação com agosto, ficando em 52,1 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Contudo, em relação a setembro de 2019, os volumes ainda são 29,5% menores, informou a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

—> Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito, todos os dias, em seu e-mail

Em base de comparação anual, o segmento que apresentou a maior queda foi o de geração de energia elétrica, com baixa de 55,1%. Em seguida vem a indústria automotiva, com redução de 25,6%. No segmento comercial a queda foi de 21,3% e na cogeração foi observada uma baixa de 13,8%. Por outro lado, o setor de matéria-prima apresentou uma elevação de 29,1%.

Na comparação com agosto, houve crescimento em cinco segmentos, entre eles a cogeração aumentou 18,9%, comercial teve elevação de 17,5%, matéria-prima apresentou alta de 13,3%, automotivo avançou 0,82% e o setor industrial expandiu-se 0,46%. Já no residencial houve baixa de 2,1% e na geração elétrica, de 3,2%.

Segundo Marcelo Mendonça, diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, a entidade tem expectativa de que os volumes de gás voltem a apresentar crescimento a partir do ano que vem, acompanhando o crescimento econômico do País. Ele, no entanto, destacou que o crescimento será desigual entre as diferentes classes de consumidores de gás natural, com alguns demorando um pouco mais para se recuperar. “Realmente, no pós-pandemia,com uma vacinação em massa, vamos passar para uma fase de recuperação econômica, e o gás natural vai ter papel importantíssimo”, comentou.

Térmicas

Mendonça também comentou que enxerga um papel importante para o gás no setor de geração de energia elétrica, para ajudar no período de recuperação dos reservatórios de hidrelétricas, que hoje encontram-se em níveis críticos.

Na visão do diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, é preciso discutir o modelo de geração do País e orientar novos leilões destinados à geração termelétrica. “Teria que promover leilões de térmicas, e elas deveriam ser contratadas em um modelo firme e propiciaria desenvolvimento”, disse.

No início da noite de ontem, o Ministério de Minas e Energia informou que estão previstos dois leilões de energia existente (A-4 e A-5) em 2021, voltado para contratação de usinas que já estão em funcionamento, notadamente térmicas que poderia passar por uma modernização e passar a consumir gás.

O ministério anunciou duas alterações nas diretrizes do leilão. Será retirado o limite de restrição de inflexibilidade para todas as fontes termelétricas e será reaberto o prazo para cadastro para habilitação técnica de empreendimentos. As portarias com as novas diretrizes serão publicadas em dezembro. Além disso, o MME também declarou que também planeja realizar leilões para contratação de energia nova.

Por Wilian Miron

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

21 minutos ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

13 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

13 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

14 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

14 horas ago

Susep suspende por 30 dias prazos de processos sancionadores para seguradoras do RS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aumentou prazos e suspendeu entregas de materiais regulatórios para…

14 horas ago