Os supermercados de São Paulo acumulam alta de vendas de 4% no ano de 2020 até o mês de outubro. Em 2019, o acumulado para o mesmo período foi de 0,6%. Na comparação com o mesmo mês de 2019, porém, outubro deste ano apresentou queda de 1% nas vendas.
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Os dados são da pesquisa mensal sobre o faturamento real no Estado, divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas). Os números são deflacionados e consideram o conceito de mesmas lojas – unidades em operação no tempo mínimo de 12 meses.
Para o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, o índice é visto com naturalidade uma vez que houve acomodação nas vendas após a abertura dos setores não essenciais, como bares, restaurantes e shoppings durante a pandemia. “O crescimento significativo do comércio nos últimos meses demonstra que boa parte da renda familiar foi redirecionada para fora dos supermercados”, explica Santos.
Para dezembro, a Apas acredita que ceias menores e caseiras devam ser o principal movimento das famílias e espera um aumento de 8% em vendas nos supermercados. Em 2019, a expectativa para o período era de 6%.
Por Talita Nascimento
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