O presidente do Santander Brasil, Sergio Rial, afirmou que a Selic a 2% não reflete as condições estruturais do Brasil nesse momento, dado os riscos ainda existentes no campo fiscal. “Não acho que somos País de Selic a 2%. Acho que estruturalmente se quisermos manter a Selic em 2% é importante que as reformas comecem a acontecer”, afirmou em live promovida pela Empiricus.
Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail
Rial lembrou que algumas mudanças micro favoráveis podem estar ocorrendo, citando a aprovação ontem no Senado da nova lei de falências, mas emendou que “o grande tema é o sinal de convergência ao equilíbrio fiscal”. Rial notou que apesar das sinalizações da Câmara e do Senado, “não chegamos lá ainda e o mais importante é que haja uma ação”.
O presidente do Santander apontou também para o risco inflacionário, o que pode mexer com a curva do juro no mercado futuro, desestimulando investimentos. “O menos importante é definir se a taxa será de 2%, 3% ou 4%, mas não se pode perder de vista a questão inflacionária ao ponto de termos de elevar o juro no ano que vem”, apontou.
Rial acrescentou ainda que, nesse sentido, mais do que o câmbio, é a curva de longo prazo dos juros que mais o preocupa, dado o impacto negativo sobre o investimento. “Câmbio temos espaço para fortalecer estruturalmente”, disse.
Por Cynthia Decloedt e Luisa Laval
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…