O movimento do comércio recuou em outubro, de acordo com levantamento realizado pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil registrou uma queda de 0,3% em outubro na comparação mensal dessazonalizada.
Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail
Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador apresenta retração de 6,1%.
No acumulado do ano a queda é de 7,9% contra o mesmo período do ano passado. Já em relação ao mesmo mês de 2019, o varejo caiu 8,4%.
Dentro dos setores considerados pela pesquisa, o segmento de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou retração de 2,2% em outubro, descontados os efeitos sazonais. Já nos dados sem ajuste sazonal, o segmento intensificou seu ritmo de queda na análise acumulada em 12 meses, registrando variação de -17,5%.
A atividade de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou variação de -0,8% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses foi de 0,5% em relação ao ano anterior.
Já a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” cresceu 2,3% no mês, expurgados os efeitos sazonais. Nos dados acumulados dos últimos 12 meses houve alta de 5,7%.
Por fim, o segmento de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou elevação de 1,8% em outubro considerando dados dessazonalizados, enquanto, na série sem ajuste, a variação acumulada foi de – 13,7%.
O resultado negativo do indicador vem após cinco meses de alta. De acordo com a Boa Vista, podem ter contribuído para o resultado negativo do levantamento a desaceleração no ritmo de recuperação observado desde maio com os estímulos e as medidas de combate à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.
A análise é de que a tendência de queda na curva de longo prazo do indicador seja revertida apenas no ano que vem, com a retomada mais clara da atividade econômica impulsionada pela chegada já esperada de uma vacina eficaz no combate ao coronavírus.
O levantamento é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, por empresas do setor varejista.
Por Matheus de Souza
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
O Bank of America (BofA) teve lucro líquido de US$ 6,7 bilhões no quarto trimestre…
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a aquisição do…
A UnitedHealth teve lucro líquido de US$ 5,78 bilhões no quarto trimestre de 2024, um…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, com um veto, a lei…
A Ma'aden, maior companhia de mineração e metais da Arábia Saudita, com investimentos em diversos…
O TikTok planeja encerrar a operação nos Estados Unidos no dia 19 de janeiro, um…