Mercados

Juros têm ajuste para baixo com dólar; mercado espera PIB dos EUA e Campos Neto

Os juros futuros iniciam a sessão sem uma direção clara. Abriram mistos, sendo que alguns marcaram máximas com viés de alta e outros, mínimas com viés de baixa. Perto das 9h10, os principais vencimentos registravam mínimas com viés de baixa sugerindo ajustes depois de uma sequência de dias em alta, interrompida ontem à tarde. O dólar, que abriu em alta e migrou para uma variação negativa, corrobora a dinâmica incerta de início de negócios nos DIs e opera, igualmente, entre margens estreitas.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

Às 9h12, o DI para janeiro de 2022 estava na mínima a 3,38% ante 3,416% no ajuste de ontem. DI para janeiro de 2025 estava em 6,97% ante 7,00% no ajuste de ontem. DI para janeiro de 2027 estava em 7,71% ante 7,76% no ajuste de ontem.

No exterior, o índice futuro de Dow Jones está ‘de lado’ depois do recorde ontem, enquanto as Bolsas na Europa caem. O entusiasmo da terça-feira com a vacina anticovid e com o mundo mais multilateral, proposto pela equipe escolhida pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, dá lugar a preocupações com o Brexit, que vive dias decisivos. Da agenda internacional, um destaque é a segunda estimativa do PIB americano do terceiro trimestre sai às 10h30.

Da agenda doméstica, um destaque é a divulgação do relatório sobre o setor externo às 9h30. Hoje cedo, a FGV divulgou indicadores de confiança apontando maior incerteza de empresários e consumidores, apesar de estar cada vez mais perto a vacina contra a covid-19, prioridade hoje nos cenários do mercado financeiro, segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. “O mercado está mais focado em vacinas do que em impulsos de estímulos adicionais”, disse o presidente do BC ontem à noite. O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 1,4 ponto em novembro, para 93,8. O resultado interrompeu a sequência de seis meses de aumento do indicador, segundo a FGV. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) desceu a 81,7 pontos, a segunda queda consecutiva.

Nesta quarta-feira, Campos Neto, volta a participar de evento público. Ele vai falar pouco antes do encerramento da sessão regular (16h) em evento sobre cooperativismo financeiro. Ontem à noite, Campos Neto fez seu diagnóstico sobre gestão da dívida pública e também sobre inflação. Ele entende que a concentração em dívida pós-fixada é passageira e reconheceu que “a trajetória na curva de juros está muito ligada à percepção fiscal dos agentes”. Sobre a inflação, ele disse que divide o tema em três dimensões e que a dimensão do câmbio tem afetado muito a média de preços ao consumidor. Voltou a reafirmar que a autoridade monetária dispõe do instrumento do forward guidance, muito ligado à parte fiscal.

Sobre a atual situação fiscal e a demora do governo Bolsonaro em dar soluções, a economista Zeina Latif fez o seguinte resumo: Tudo que o Ministério da Economia leva de proposta, ele o presidente Jair Bolsonaro diz que não quer. Por isso, que muitos analistas falam: vamos parar de nos enganar, porque não vai ter reforma estrutural relevante e a gente vai ser forçado a aumentar a carga tributária.”

Por Karla Spotorno

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

4 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

17 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

17 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

17 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

17 horas ago

Susep suspende por 30 dias prazos de processos sancionadores para seguradoras do RS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aumentou prazos e suspendeu entregas de materiais regulatórios para…

18 horas ago