Mercados

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em baixa com temor por Covid

Os principais índices acionários europeus fecharam em baixa nesta quinta-feira, 19, em dia de cautela em meio ao avanço da covid-19 no continente. Após os mercados terem se beneficiado da notícia de que a vacina desenvolvida pelo consórcio Pfizer-BioNTech atingiu eficácia de 95%, os investidores monitoram, com preocupação, os números da pandemia divulgados na Europa e nos Estados Unidos.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

O índice pan-europeu Stoxx-600 fechou com variação negativa de 0,75%, aos 387,60 pontos. O papel de melhor desempenho nesta quinta-feira do índice foi o da HelloFresh, empresa alemã do ramo alimentício. Já do lado negativo, as britânicas Hammerson (-9,27%) e SSP Group (-7.39%) e a alemã Kion Group (-7%) fecharam com as maiores baixas do dia.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, deu o tom para o temor visto hoje nos mercados, ao mostrar preocupação com o aumento de casos de covid-19 em discurso ao Parlamento Europeu. Segundo a dirigente, é esperado que a segunda onda de infecções impacte “gravemente” a economia europeia. “Embora as últimas notícias sobre a vacina pareçam encorajadoras, o recente aumento nos casos de coronavírus e a reimposição associada de uma série de medidas de contenção estão aumentando o nível já elevado de incerteza e representam um sério desafio para a zona do euro e a economia global”, disse.

A pandemia de covid-19 fez com a Norwegian Airlines optasse por seguir processo similar à recuperação judicial no Brasil. O anúncio da empresa do setor aéreo – um dos mais afetados pela crise neste ano – fez com as ações despencassem 15,65% em Oslo no pregão de hoje. No Reino Unido, o índice FTSE 100 da Bolsa de Londres fechou em queda de 0,8%, enquanto o alemão DAX, de Frankfurt, terminou o dia pouco abaixo, com variação de -0,88%.

Na Bolsa de Madri, destacou-se o papel da Solaria Energía, empresa do ramo de energia renovável, que fechou com valorização de 12,22%. O setor bancário espanhol , por outro lado, ajudou a puxar para baixo o índice IBEX 35, que encerrou as negociações em queda de 0,67%. O Banco de Sabadell (-4,7%) e o BankInter (-3,39%) lideraram as baixas do setor nesta quinta-feira.

O FTSE MIB da Bolsa de Milão foi o índice de melhor desempenho entre os principais da Europa, ao terminar o dia com queda de 0,4%. Já em Lisboa, o PSI 20 devolveu os ganhos de ontem e fechou com variação negativa de 1,14%.

Por Gabriel Caldeira

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Boeing realiza emissões de bonds em meio a dificuldades no segmento de aeronaves comerciais

A Boeing realiza, nesta segunda-feira, pelo menos seis emissões de bonds com maturações variadas, enquanto…

24 minutos ago

Comissão do Senado deve apresentar regras para uso de inteligência artificial em maio

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) do Senado tem até o…

40 minutos ago

Relatora do Perse no Senado quer elevar custo do benefício tributário, em revés para Haddad

A relatora no Senado do projeto de lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada…

3 horas ago

Petrobras assina memorando com governo do RN para piloto de 1ª eólica offshore no Brasil

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, assina nesta segunda-feira, 29, um memorando de entendimento…

3 horas ago

BYD amplia lucro no 1º trimestre para US$ 630,7 milhões

A BYD registrou lucro maior no primeiro trimestre de 2024, à medida que o aumento…

3 horas ago

Petrobras assina protocolo de intenções com Abiquim para avaliar oportunidades em gás e energia

A Petrobras informou nesta segunda-feira, 29, que assinou um Protocolo de Intenções com a Associação…

4 horas ago