Categories: Empresas

Após queda nas vendas, editoras lançam campanha para retorno às livrarias

Após o setor registrar queda de 40% nas vendas em estabelecimentos físicos desde o início da pandemia, um grupo de livreiros brasileiros decidiu se unir numa campanha para reforçar a importância das livrarias para autores, editores, distribuidores e leitores, além é claro dos próprios livreiros.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

As livrarias físicas são fonte importante de receita para o setor. Apesar da facilidade das vendas online, um estudo de 2019 apontou que quase metade da venda de obras no Brasil ocorrem nos estabelecimentos físicos.

“Mesmo compensando vendas pela internet, as editoras sentiram o baque principalmente nos resultados dos lançamentos de 2020, bem abaixo do esperado”, aponta, em nota, o diretor executivo da Editora WMF Martins Fontes, Alexandre Martins Fontes.

No Brasil, a campanha para que a população retorne às livrarias foi batizada de #tudocomeçanalivraria. Iniciativa semelhante foi adotada em outros países no mundo, sobretudo da Europa.

“A livraria é o lugar de encontro entre o leitor e o livro, onde se fortalece essa conexão”, diz o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares. “Também é o espaço de prazer e de conhecimento, de troca de experiências, de lazer. É onde se vivem sonhos. A livraria física é fundamental na formação dos leitores e onde surgem muitas histórias de livros e livreiros.”

A intenção da campanha é que as pessoas utilizem a hashtag #tudocomeçanalivraria em redes sociais para postarem suas experiências em livrarias. Além dos livreiros e da CBL, a iniciativa é apoiada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Por Marcio Dolzan

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Para Apas, no curto prazo, não há problema de desabastecimento por tragédia do RS

O economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Felipe Queiroz, disse que no curto prazo…

5 horas ago

Nubank tem salto de 167% no lucro líquido no 1º tri, para US$ 378 milhões

O Nubank anunciou nesta terça-feira, 14, lucro líquido de US$ 378,8 milhões em sua holding…

5 horas ago

Lucro da Porto cresce 90,2% e atinge R$ 651 milhões no 1º tri

A Porto (ex-Porto Seguro) encerrou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido de R$…

5 horas ago

Aneel suspende corte de energia e cobrança de multa e juros por distribuidoras no RS

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira, 14, suspender o…

5 horas ago

Moody’s: chuva no RS não afetará ratings, mas impactará qualidade de ativos de bancos

A crise climática que afeta o Rio Grande do Sul não afetará de modo significativo…

5 horas ago

Impacto financeiro das enchentes no RS para a Petrobras é praticamente zero, diz diretor

O diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, Willian França, disse nesta terça-feira, 14,…

5 horas ago