Categories: Economia

Vendas no varejo em outubro caem 7,7% ante mesmo mês de 2019, diz ICVA

As vendas no varejo brasileiro caíram 7,7% em outubro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês do ano passado. É o que mostra o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O levantamento aponta que a recuperação do setor perdeu força em relação a setembro. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, a queda do ICVA foi de 1,6%.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

Apesar do recuo em comparação em relação a outubro de 2019, o comércio varejista registrou o sétimo mês seguido de recuperação. “O ritmo de recuperação do varejo diminuiu em outubro, apesar dos segmentos mais afetados no começo da pandemia, como Bares e Restaurantes, e Turismo e Transporte, continuarem mostrando redução nas quedas”, afirma o superintendente-executivo de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Ele destaca ainda que os setores que mais contribuíram para o abrandamento da recuperação foram os que até setembro cresciam bem acima da média, como Supermercados e Hipermercados e Materiais para Construção.

Descontada a inflação e feitos os ajustes de calendário, a maior aceleração do índice foi entre os Bens Duráveis e Semiduráveis, com destaque para o segmento de Vestuário. O segundo maior crescimento aconteceu entre os Serviços. Nesse bloco, é possível ressaltar uma aceleração no setor Alimentação (bares e restaurantes). Já o macro setor de Bens Não Duráveis desacelerou em outubro, puxado pelo setor de Drogarias e Farmácias, enquanto, no viés positivo, veterinárias e pet shops apresentaram aceleração.

A queda de vendas em relação a outubro de 2019 foi registrada em todas as regiões do País. Segundo o ICVA deflacionado com ajuste de calendário, o Sudeste e Nordeste apresentaram a maior retração no mês: -9,2%. Na sequência, aparecem as regiões Sul (-6,7%), Centro-Oeste (-6,3%) e Norte (-2,9%).

Já o ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – com ajustes de calendário, o destaque foi a região Norte, com variação positiva de 5,6%. O Centro-Oeste experimentou alta de 0,8%, seguido pelo Sul (-0,4%), Nordeste (-2,5%) e Sudeste (-4,0%).

O levantamento também informa que a inflação no varejo ampliado foi de 6,5% em outubro ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta de 0,86% em outubro, maior resultado do índice para um mês de outubro desde 2002.

Por Elisa Calmon

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

10 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

11 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

11 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

11 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

13 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

13 horas ago