Pela primeira vez na sua história, Furnas realizou um leilão para compra de longo prazo de energia elétrica incentivada de novos empreendimentos de fontes eólica e solar no ACL (Ambiente de Contratação Livre). A empresa contratou, na quinta-feira, 12, energia de 15 empreendimentos solares por um prazo de 15 anos, para comercialização a partir de 2024.
Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail
A negociação acontece em um momento em que a Eletrobras, controladora de Furnas, está na fila de privatização, sendo um dos argumentos para a venda a falta de recursos para investimentos na expansão do sistema elétrico brasileiro. Com a aquisição no mercado livre, os investimentos serão feitos por terceiros, o que reduz a pressão no caixa da companhia.
Os empreendimentos ficam na Bahia, Piauí, Ceará e Paraíba, somando um total de mil megawatts de potência instalada, com um investimento estimado pelas empresas responsáveis pelos ativos, de cerca de R$ 4,1 bilhões.
“Com o resultado bem sucedido do leilão, Furnas amplia sua carteira de energia renovável e incentivada para comercialização no mercado livre convencional e especial”, explicou em nota o superintendente de Comercialização de Energia e Transmissão de Furnas, Luiz Laércio.
Por Denise Luna
Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…