Categories: Empresas

Após polêmica, Nubank anuncia R$ 20 mi para ação de diversidade e inclusão racial

O Nubank publicou na manhã desta quinta-feira, 12, uma carta aberta na qual se compromete com um plano de ações para promover diversidade e inclusão racial, dentro e fora da empresa. O compromisso, que envolve 19 medidas, conta com um investimento inicial de R$ 20 milhões e inclui a abertura de um escritório em Salvador, o primeiro da fintech no Brasil fora de São Paulo, que funcionará como um hub de tecnologia e experiência do cliente.

Tudo que você precisa saber sobre o mercado, todos os dias, em seu e-mail

A carta é publicada quase um mês depois de a companhia ter se envolvido em uma polêmica relacionada a questões raciais. No dia 19 de outubro, durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, Cristina Junqueira, cofundadora da fintech, disse que o Nubank não possuía políticas afirmativas de contratação de pessoas negras, tal como fez o Magazine Luiza recentemente em seu programa de trainee. Segundo ela, o nível da empresa é alto e uma política como essa poderia “nivelar por baixo” a companhia.

A declaração repercutiu mal nas redes sociais e a empresa reconheceu o erro, primeiro em um vídeo publicado por Cristina Junqueira em suas redes sociais, no qual pede desculpas, e depois em uma carta divulgada dias depois pelos três fundadores da companhia. À época, eles anunciaram que fecharam uma parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) para “ampliar nosso entendimento sobre o tema, firmar nosso engajamento público e contínuo e acelerar a promoção da igualdade racial no Nubank”.

Na carta desta quinta, disponível no blog da companhia, o Nubank admite que avançou pouco na pauta racial ao longo da sua história e conta que já iniciou uma revisão de todas as suas práticas de Recursos Humanos, desde a seleção e recrutamento até a avaliação de performance, “de modo a eliminar vieses e barreiras que contribuam para a sub-representação de negros e negras”.

A abertura do escritório em Salvador, segundo o Nubank, vai ajudar a trazer mais diversidade para o quadro de funcionários da empresa e a entender melhor a realidade de milhões de clientes que tem no Nordeste. Além disso, entre as 19 ações listadas na carta, está previsto o lançamento de um programa de treinamento em diversidade e inclusão com conteúdos recomendados para todos os níveis da organização, com a primeira sessão a ser realizada ainda este mês.

“Ficamos muito entusiasmados com o engajamento e a energia de todos no Nubank para aprender mais sobre o tema e agir. Estamos empenhados em formar e atrair líderes negras e negros para as nossas posições de liderança, diretoria e conselho”, afirma Cristina, no documento.

A fintech também começará, em 2021, um programa formal de mentoria e aceleração focado em funcionários negros e outros grupos sub-representados. Também será criado um fundo de investimento semente para startups nacionais fundadas e/ou lideradas por empreendedores negros e negras, em parceria com aceleradora e organizações sociais.

“Queremos influenciar positivamente o mercado de tecnologia com a formação de uma nova geração de programadores negros e negras, aumentando a representatidade desses profissionais no Nubank e em todo o setor”, afirma Edward Wible, também cofundador da empresa.

O CEO da fintech e também um dos fundadores, David Vélez, disse na carta que a empresa aprendeu muito nas últimas semanas em conversas dentro e fora da companhia. “Entendemos a nossa responsabilidade de acelerar as mudanças e estamos felizes de dar os nossos primeiros passos nessa agenda tão importante e urgente de combate ao racismo estrutural”, afirma.

Por André Ítalo Rocha

Siga o Mercado News no Twitter e no Facebook e assine nossa newsletter para receber notícias diariamente clicando aqui.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Milei adota medidas que facilitam a dolarização

O governo de Javier Milei, na Argentina, começou a implementar, na sexta-feira, medidas para facilitar…

19 minutos ago

Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA

O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos no próximo dia 20 deve…

31 minutos ago

Bolsonaro nega contato com Valdemar Costa Neto e diz que governador de SC cometeu ‘ato falho’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou neste sábado, 18, que mantenha contato com o presidente…

12 horas ago

Trump manifesta interesse em visitar a China após posse

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a assessores que pretende viajar para…

12 horas ago

Presidente destituído da Coreia do Sul é formalmente preso

A Justiça da Coreia do Sul ordenou, formalmente, a prisão do presidente destituído Yoon Suk…

14 horas ago

Moradores protestam por mais segurança após morte de delegado na Zona Sul de SP

Moradores do bairro Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, protestaram neste sábado,…

14 horas ago