A Energisa divulgou seu boletim operacional com os dados de setembro e do terceiro trimestre de 2020. Contando os mercados cativo e livre, além do fornecimento não faturado, houve um aumento de 2,7% na energia vendida entre julho e setembro em relação ao mesmo período de 2019. Somente no mês passado, o crescimento foi de 0,9%, também na comparação anual. Em 9 meses, a companhia acumula queda de 0,6%.
Ao contar somente as vendas faturadas, para clientes cativos e livres, a Energisa registrou um aumento de 0,6% na energia distribuída no trimestre na relação anual. No mês, o aumento foi de 1,3%.
As vendas no mercado livre subiram 11,5% em setembro e 9,5% no trimestre, enquanto no mercado cativo, houve quedas de 0,7% e 1,2%, respectivamente.
Em relação às categorias de clientes, os residenciais tiveram aumento de 5,9% no consumo durante o terceiro trimestre, e de 6,7% em setembro. Nas empresas, os desempenhos foram impulsionados pelos clientes do mercado livre. O maior crescimento foi no segmento Rural, de 12% no mês e de 9,7% no trimestre.
Os clientes industriais consumiram 4,1% a mais no trimestre, na comparação anual, e 5,1% em setembro. Já o comércio teve queda de 11,4% e 8,1%, respectivamente.
Em relação às regiões, o melhor desempenho no trimestre ficou com o Centro-Oeste, com aumento de 4%, contando também a energia não faturada. A única região que teve queda no período foi o Nordeste, com 0,3%.
Por Renato Carvalho
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha…
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o…
A Petrobras anunciou na quinta-feira, 21, à noite, depois do fechamento do mercado financeiro, que…
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…