Categories: Política

Eleições 2020 – TSE lança tira-dúvidas no WhatsApp

Para ajudar a tirar dúvidas dos eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou um assistente virtual que funciona pelo aplicativo do WhatsApp. Chamado de “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, o recurso foi lançado com o objetivo de facilitar o acesso do eleitor a informações relevantes sobre as eleições municipais de 2020 e reforçar o combate à desinformação durante o período eleitoral.

O tira-dúvidas funciona por meio de um chatbot ou bot (assistente virtual), como também é chamado, que traz informações sobre diferentes temas de interesse do eleitor, desde cuidados com a saúde para votar, informações sobre dia, horário e local de votação até dicas para mesários e informações sobre candidatura, entre outros temas.

Para interagir com o assistente virtual, basta acessar a câmera do seu celular e apontá-la para o QR Code, ou adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos, ou por meio do link wa.me/556196371078.

A cada tema apresentado, o chatbot  oferece uma série de tópicos para o eleitor escolher. Após digitar o número do tópico escolhido, o assistente virtual apresenta as informações solicitadas.

Segundo o TSE, o assistente virtual oferece ainda um serviço voltado exclusivamente ao esclarecimento de notícias falsas, as chamadas fake news, envolvendo o processo eleitoral brasileiro. O tópico, chamado de “Fato ou Boato?” disponibiliza ao usuário alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos.

Por meio dele é possível desmistificar “os principais boatos sobre a urna eletrônica ou assistir a vídeos do biólogo e divulgador científico Átila Iamarino, com dicas de como identificar conteúdos enganosos disseminados por meio da internet durante a pandemia de covid-19, informou o TSE.

Além disso, o TSE firmou acordo com representante do setor de telecomunicações no Brasil, para garantir que usuários possam acessar conteúdos do site da Justiça Eleitoral sem gastar seu pacote de dados entre setembro e novembro, no período que vai desde a campanha eleitoral até o fim do segundo turno.

Agência Brasil

Recent Posts

Fraudes no e-commerce aumentam 40% no 1º semestre, revela pesquisa

O número de tentativas de golpe no comércio eletrônico no horário comercial - das 12…

38 minutos ago

Procter & Gamble lucra mais que o esperado, mas decepciona em vendas

A Procter & Gamble (P&G) teve lucro líquido de US$ 3,96 bilhões em seu primeiro…

2 horas ago

American Express supera em lucro, mas decepciona em receita

A American Express teve lucro líquido de US$ 2,51 bilhões no terceiro trimestre de 2024,…

3 horas ago

Enel diz que já restabeleceu 100% da energia de clientes após evento climático do dia 11/10

A Enel São Paulo informou na noite desta quinta-feira, 17, que já procedeu com o…

4 horas ago

Na China, principais bancos comerciais cortam taxas de depósito, com lucros sob pressão

Os principais bancos comerciais da China cortaram suas taxas de depósito pela segunda vez neste…

4 horas ago

Pesquisa Quaest em Goiânia: Sandro Mabel tem 46% e Fred Rodrigues, 39% no 2º turno

O candidato à Prefeitura de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) lidera a disputa pelo segundo…

14 horas ago