Categories: Economia

Ibovespa ultrapassa marca dos 99 mil pontos com influência positiva de NY

O apetite por risco no mercado internacional favorece os ativos brasileiros nesta manhã, levando o Índice Bovespa a ultrapassar a marca dos 99 mil pontos. A expectativa de adoção de estímulos fiscais nos Estados Unidos embala o clima mais ameno no mercado americano, assim como alguns dados positivos da economia chinesa. As bolsas de Nova York iniciaram o dia em alta, o que dá impulso ao mercado brasileiro de ações nesta segunda-feira (19) marcada pelo vencimento do mercado de opções sobre ações.

A manhã tem como destaque eventos com a participação do presidente Jair Bolsonaro e outros membros do governo. Em discurso gravado para evento da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Bolsonaro disse que o Brasil vai continuar sua “ambiciosa agenda de reformas” após a aprovação da reforma da previdência. Segundo ele, o próximo passo é a reforma administrativa, em paralelo com a reforma tributária, mas não citou prazos.

No mesmo evento, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que a parceria com os Estados Unidos é essencial para o País virar uma economia de mercado. Segundo ele, Brasil e EUA estão para assinar um acordo triplo: de facilitação de comércio, de melhores práticas regulatórias e anticorrupção. Araújo citou iniciativas de parcerias entre dois países. “Abrimos portas com os EUA em defesa, tecnologia, comércio e segurança”, afirmou.

Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a recuperação econômica do País está ocorrendo em formato de “V”, citou as medidas tomadas pelo governo para combater os efeitos da pandemia da covid-19 e que espera que a queda do Produto Interno Bruto (PIB) do país seja em torno de 4% este ano.

Às 10h46 desta segunda, o Ibovespa tinha 99.367,47 pontos, em alta de 1,08%, na máxima do dia. Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,25%, enquanto S&P500 e Nasdaq avançavam 0,46% e 0,79%, respectivamente.

No radar dos investidores está a safra de balanços trimestrais, que nesta semana traz Neonergia (dia 20), Weg (dia 21) e Ypera (dia 23). Na próxima semana haverá resultados de CVC, Localiza, Petz e Unidas (dia 26), além de Cielo, Raia Drogasil, Santander, Telefônica (dia 27), Bradesco, Cesp, Gerdau, GPA, Petrobras, Vale e Cielo (dia 28), entre outras.

Por Paula Dias

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

4 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

8 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

21 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

21 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

21 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

22 horas ago