Categories: Economia

Brasil contabiliza média móvel diária de 493 mortes por coronavírus neste sábado

O Brasil registrou média móvel diária de 493 óbitos pela covid-19 neste sábado, 17. A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, o País teve 22.097 novos casos e 461 novos óbitos nas últimas 24 horas. No total são 5.223.667 pessoas contaminadas e 153.690 mortas em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. O balanço do Ministério da Saúde, por sua vez, indica que 4.635.315 brasileiros se recuperaram da doença e outros 435.372 seguem em acompanhamento.

O Estado de São Paulo, que tem os maiores números absolutos da covid-19 no País, registrou 1.062.634 casos e 37.992 óbitos neste sábado. Desde as 20h do dia anterior foram contabilizados 5.394 novos casos confirmados e 122 mortes. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, 941.527 pessoas se recuperaram da doença. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 40,8% na Grande São Paulo e 41,3% no Estado.

Já no Rio de Janeiro foram registradas 61 mortes e 129 novos casos da doença no período de 24 horas. Até agora, 19.715 pessoas morreram em função do coronavírus no Estado, que tem 289.569 casos.

O Brasil continua como o terceiro país mais afetado pela pandemia em número de contaminados, conforme contagem da Universidade Johns Hopkins. Está atrás apenas de Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. No entanto, em relação ao total de óbitos, o País se mantém na vice-liderança.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

De acordo com o Ministério da Saúde, 24.062 novos casos de covid-19 e 461 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, o que eleva o total para 5.224.362 pessoas infectadas e 153.675 que perderam a vida por conta da doença. Os números diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Por Marcela Coelho

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Ex-CEO da Americanas pedia balanços fraudados em pendrive para não ser descoberto

O Ministério Público Federal (MPF) afirma ter encontrado provas "inequívocas" da participação do ex-CEO das…

11 horas ago

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana,…

11 horas ago

BTG Pactual nega oferta de proposta de solução de crédito à Americanas

O BTG Pactual nega "veementemente" ter indicado à Americanas, em recuperação judicial, quaisquer soluções e/ou…

11 horas ago

Sabesp: Equatorial foi único investidor de referência a entregar documentação em privatização

Única empresa a entregar proposta por 15% de participação na Sabesp, a Equatorial foi qualificada…

12 horas ago

Sabesp: Equatorial propôs preço mínimo de R$ 67 por ação para ser acionista de referência

A Equatorial propôs preço mínimo de R$ 67 por ação da Sabesp para ser investidor…

12 horas ago

Visa diz que trabalha com Senacom para envio de informações sobre ajuste de tarifas

A Visa informou que já está trabalhando com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) para…

13 horas ago