Categories: Economia

Bolsas da Europa tentam recuperação com noticiário corporativo

As bolsas na Europa ensaiam um movimento de recuperação no último pregão da semana enquanto o aumento de casos da covid-19 e a expectativa em torno do Brexit, como é chamado o divórcio do Reino Unido da União Europeia (UE), seguem no centro das preocupações dos investidores. Com o apoio do noticiário corporativo e dados da zona do euro, os mercados tentam reduzir as perdas aprofundadas pelo temor do impacto econômico dos novos bloqueios para conter uma segunda onda do vírus no continente e as incertezas quanto a um novo socorro nos Estados Unidos.

Depois de fecharem em forte baixa ontem, as ações europeias operam no azul nesta sexta-feira, com exceção da bolsa de Madri. Às 7h07 de Brasília, o Stoxx-600 apresentava elevação de 0,58%, aos 365,00 pontos. O alívio ajuda a diminuir as perdas do índice na semana, que representa 90% do mercado europeu.

“A queda para os preços dos ativos foi limitada até agora, com o Stoxx-600 ainda dentro de 5% de seu pico de julho”, avalia o Bank of America (BofA), em relatório. Para estrategistas do banco americano, há potencial de alta de 10% do índice tão logo o vento contrário do “ressurgimento do vírus” e, especialmente, se aprovada a ajuda fiscal nos EUA, sustentarem um crescimento global favorável.

Na manhã de hoje, o noticiário corporativo sustenta o alívio dos mercados europeus. As ações da ThyssenKrupp sobem mais de 15% após a britânica Liberty Steel anunciar a intenção de fazer uma oferta pública para arrematar a unidade de aço do conglomerado alemão.

Por outro lado, os investidores também digerem dados da zona do euro. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da região apontou queda de 0,3% na comparação anual de setembro, segundo dados da agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Além disso, na balança comercial da zona do euro, as exportações aumentaram 2% em agosto ante julho, enquanto as importações cresceram 0,5%.

De volta ao front de preocupações, a incerteza de investidores segue numa crescente quanto aos efeitos de uma segunda onda do vírus na Europa e a multiplicação de restrições mais duras para contê-la. Ontem foi a vez de Londres elevar a régua para conter o vírus, com “alerta alto” para os britânicos.

Em mais um capítulo do “Brexit drama”, como tem sido apelidado por bancos e pela imprensa estrangeira o imbróglio das negociações entre o Reino Unido e UE, as atenções estão voltadas para a fala do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, nesta sexta-feira, após reunião com o bloco europeu.

“Achamos que isso deve ser considerado apenas como uma peça para a galeria e continuamos a pensar que um acordo comercial é mais provável do que não”, diz o analista do dinamarquês Danske Bank, Daniel Brodsgaard, para quem as negociações do Brexit devem se estender até o início de novembro.

Os investidores monitoram ainda o desenrolar do novo pacote de ajuda fiscal nos EUA. O presidente americano, Donald Trump, disse ontem que está disposto a aumentar o valor da proposta da Casa Branca por um socorro de US$ 1,8 trilhão. Vale lembrar que a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, busca US$ 2,2 trilhões.

Também às 7h07 de Brasília, o índice CAC-40, de Paris, liderava o movimento de recuperação de perdas nas praças europeias, com valorização de 1,10%. Enquanto isso, o FTSE-100, de Londres, subia 0,75%, e o Dax-30, de Frankfurt, tinha alta de 0,59%. O índice FTSE-MIB, de Milão, tinha elevação de 0,16% e o PSI-20, de Lisboa, alta marginal de 0,04%. Na contramão, o Ibex-35, de Madri, tinha baixa de 0,20%.

Por Aline Bronzati

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Aneel flexibiliza as exigências para a Âmbar assumir a Amazonas Energia

A área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) flexibilizou algumas exigências para a…

35 minutos ago

São Luís: Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte Júnior, 22,9%, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Luís (MA) divulgado neste sábado, 5, mostra…

11 horas ago

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

13 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

17 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

19 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

23 horas ago