Categories: Economia

IBGE anuncia encerramento da Pnad Covid semanal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira, 15, que encerrará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid). A última divulgação semanal será realizada nesta sexta-feira, 16, com dados referentes à semana de 20 a 26 de setembro.

O calendário oficial do IBGE previa divulgações semanais da pesquisa pelo menos até o dia 19 de novembro, quando seriam revelados os dados referentes à quarta semana de outubro. A Pnad Covid mensal, que traz dados também sobre rendimentos e pagamento de auxílios do governo, terá pelo menos mais uma divulgação, referente a setembro, prevista para o próximo dia 23. A Pnad Covid mensal teria divulgações até pelo menos até 26 de novembro, quando seriam publicados os dados do mês de outubro.

O IBGE não informou se a Pnad Covid mensal também será descontinuada. Questionado pela reportagem sobre o término da Pnad Covid, o órgão informou que dará os devidos esclarecimentos nesta sexta-feira, na ocasião da última divulgação.

A pesquisa levantava desde o início de maio dados sobre o mercado de trabalho, como a taxa de desemprego no País, população desocupada, população ocupada, inatividade, trabalhadores afastados do emprego por conta da pandemia, trabalho remoto e nível da ocupação. O levantamento também trazia a incidência do isolamento social entre a população, acesso a atividades escolares, sintomas e atendimentos de saúde relacionados à covid-19.

A Pnad Covid-19 foi criada em parceria com o Ministério da Saúde para detectar os impactos da pandemia do novo coronavírus sobre a saúde da população e o mercado de trabalho. Em agosto, o diretor-adjunto do IBGE, Cimar Azeredo, declarara que ela poderia ser prorrogada até, pelo menos, o fim de 2020.

“A gente achava que ficaria até agosto com a pesquisa. Não tem previsão de encerrar ainda”, afirmou Azeredo à época, acrescentando que a decisão sobre o cronograma de encerramento de atividades ficaria a cargo do conselho diretor do IBGE.

No último dia 1º, o IBGE também encerrou a divulgação da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integrava as Estatísticas Experimentais do órgão. Os últimos resultados divulgados, referentes à segunda quinzena de agosto, mostraram que uma em cada três empresas no país ainda estava prejudica pela pandemia do novo coronavírus.

Por Daniela Amorim

Estadão Conteúdo

Recent Posts

FUP suspende vigília em frente à Petrobras após inclusão de Sest e Previc nas negociações

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) suspendeu a vigília que fazia há 15 dias em…

2 horas ago

Anfavea/Leite: se não rever imposto de importação, há risco de fechar fábricas no 2º semestre

Após pedir ao governo o retorno imediato da alíquota máxima do imposto de importação sobre…

3 horas ago

Anfavea reduz de 6,2% para 4,9% previsão de crescimento da produção no ano

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, revisou nesta quinta-feira, 4, as previsões ao desempenho…

4 horas ago

Cajado: podemos votar urgência do projeto da tributária na terça, dependendo de Lira

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) afirmou nesta quinta-feira, 4, que a expectativa da Câmara…

5 horas ago

Produção de veículos sobe 11,6% em junho ante junho de 2023, revela Anfavea

A produção de veículos subiu 11,6% no mês passado, frente a junho de 2023, conforme…

5 horas ago

Itaú vai migrar 15 milhões de pessoas para superapp até final de 2025

O Itaú vai migrar 15 milhões de clientes sem conta corrente, pulverizados em diversos aplicativos…

6 horas ago