Categories: Economia

Em 13 dias, queimadas na Amazônia já superam total do fogo de outubro de 2019

Apesar de ter começado a chover em alguns locais da Amazônia, o bioma continua sofrendo fortemente com o fogo neste início de outubro. Nos 13 primeiros dias, a região já registrou 9.736 focos de calor, número 24% superior a todos os focos registrados nos 31 dias do mesmo mês no ano passado.

Outubro do ano passado teve a menor número de focos do registro histórico para o mês, 7.855, resultado atribuído pelo governo federal pela ação das Forças Armadas na região, que assumiram a Operação Verde Brasil quando os incêndios tinham batido o recorde da década em agosto.

Neste ano, porém, os militares voltaram à região a partir de maio e têm tido pouco sucesso para conter o fogo. Os meses de junho e julho tiveram mais focos que os mesmos meses do ano passado. Agosto teve uma leve queda, mas em setembro as queimadas voltaram a explodir. Foram 32.017 focos no mês passado, ante 19.925 no mesmo mês de 2019. Alta de 60%, de acordo com dados compilados pelo Programa Queimadas, do Inpe.

O governo Bolsonaro continua insistindo em minimizar o fogo, apesar do que revelam claramente os dados de satélite do próprio governo. “A gringada eu quero que venha para cá para andar na Amazônia para ver que aquele trem não pega fogo. É uma mentira o que falam sobre a Amazônia, uma mentira deslavada”, disse o presidente Jair Bolsonaro durante transmissão ao vivo pelas redes sociais no dia 8.

No início do mês, em posicionamento sobre as queimadas de setembro, a assessoria de comunicação do vice-presidente Hamilton Mourão, que responde pelo Conselho da Amazônia, disse que “governo tem atuado apagando mais de 3000 focos de incêndio ao longo desse período, tanto no Pantanal quanto na Amazônia e que os número de focos de calor divulgados pelo Inpe, no Bioma Amazônia, foram inferior a média histórica”. Informou também que “não há o que se comemorar, mas demonstra progresso nos resultados das ações da Operação Verde Brasil 2”.

O total de focos registrados em setembro na Amazônia foi o maior desde 2010. O de agosto, foi o segundo maior também desde 2010.

Por Giovana Girardi

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Mais um grupo varejista francês endossa boicote à carne sul-americana

O CEO do grupo varejista francês Les Mousquetaires, Thierry Cotillard, endossou o boicote às carnes…

40 minutos ago

Relatora diz que CPMI do 8 de Janeiro contribuiu para indiciamento de Bolsonaro pela PF

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), responsável pela relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI)…

50 minutos ago

JBS assina memorando com Nigéria e prevê investir US$ 2,5 bi para construir 6 fábricas

A JBS anunciou na quinta-feira, 21, a assinatura de um memorando de entendimentos com o…

2 horas ago

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, endossou o posicionamento de entidades do setor produtivo e…

3 horas ago

PMI composto do Reino Unido cai a 49,9 em novembro e vai ao menor nível em 13 meses

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Reino Unido…

3 horas ago

PMI de serviços da Alemanha tem inesperada queda e vai ao menor nível em 9 meses

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da Alemanha…

3 horas ago