A ata referente à mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), divulgada nesta quinta-feira, 8, informa que os participantes do encontro concordaram amplamente que estímulos devem ser mantidos, para apoiar a recuperação da economia e preservar a estabilidade de preços.
“Embora os dados recebidos desde a última reunião do Conselho do BCE tenham sido globalmente positivos, sugerindo um forte reatamento da atividade da zona do euro em linha com as expectativas anteriores, os riscos continuaram a inclinar-se para o lado negativo e a força da recuperação permaneceu rodeada por uma incerteza significativa”, destaca.
Segundo o documento, a pressão inflacionária deve permanecer moderada em curto prazo, com o enfraquecimento da demanda e apreciação do euro, apesar de forças positivas derivadas de problemas em cadeias produtivas. Os dirigentes ainda apontaram para a necessidade de se “monitorar cuidadosamente” todas as informações recebidas, incluindo em relação ao câmbio.
Segundo eles, o posicionamento do mercado aponta para expectativa de nova apreciação da divisa comum, enquanto os preços gerais de ações seguem valorizados. O BCE ainda reiterou que está pronto para ajustar todos os instrumentos conforme necessário.
Por André Marinho e Eduardo Gayer
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…
O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou na sexta-feira, 22, à Agência Nacional…
As incorporadoras que atuam no Minha Casa Minha Vida (MCMV) apresentaram resultados bastante positivos no…
Três entidades financeiras que representam instituições de pequeno e médio portes divulgaram nesta sexta-feira, 22,…