O Magazine Luiza informou que concluiu nesta sexta-feira, 2, a aquisição da GFL Logística, uma das principais plataformas de logística para o e-commerce com grande presença no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. A varejista também adquiriu a plataforma de tecnologia SincLog, utilizada pela GFL e mais de 30 transportadoras. O valor das transações não foi revelado.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa diz que com a aquisição da GFL reforça sua estratégia de entregar cada vez mais rápido e conseguirá expandir de forma significativa serviços como a coleta e “last mile” (última etapa da entrega) para os sellers, reduzindo drasticamente os custos e prazos de entrega no marketplace.
Segundo o Magazine Luiza, a GFL foi fundada há cinco anos com o objetivo de atender o segmento de transportes para o e-commerce. “De forma ‘asset-light’, ela cresceu rapidamente, e hoje atende mais de 600 municípios, conta com 13 áreas de ‘cross docking’ e cerca de 850 motoristas independentes, que realizam todos os dias as coletas e entregas de produtos leves do e-commerce, com seus próprios veículos”, informa.
Entre seus principais serviços estão o “same day delivery”; a entrega “last mile” em até 2 dias; a logística reversa, e o “first mile pick-up” (coleta de produtos na loja ou depósito dos sellers). “Um dos grandes diferenciais da GFL é o seu nível de serviço, uma vez que ela realiza 85% das entregas em D+1 e 100% em até D+2. Atualmente, a GFL realiza mais de 500 mil entregas por mês (números não auditados), e deverá crescer exponencialmente dentro do ecossistema do Magalu”, afirma a empresa.
Integração
A operação da GFL será integrada à operação da Logbee, de forma que seus motoristas poderão usar o mesmo aplicativo, que indica o melhor roteiro a ser seguido para maximizar a quantidade de entregas no mesmo dia. “Com a aquisição, o Magalu amplia em 50% a capacidade de entrega da Logbee, o que possibilitará expandir com ainda mais velocidade serviços como o “ship from store” e a logística de coleta e entrega para os sellers”, destaca no comunicado.
Já a SincLog é uma solução para empresas de logística, que possibilita gestão de cargas, emissão de documentos fiscais e averbações, controle das tabelas de frete e da remuneração dos motoristas, além de fornecer informações de qualidade e em tempo real e que irá possibilitar ao Magalu gerenciar de forma ainda mais eficiente as entregas de “last mile” da sua plataforma.
Por Beth Moreira
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…