Categories: Economia

Bolsas da Europa operam em queda, após Trump anunciar covid-19 e CPI fraco

As bolsas europeias operam em queda nesta sexta-feira, com investidores cautelosos após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que está com covid-19. Além disso, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro veio mais fraco do que o esperado na preliminar de setembro. Embora isso sinalize para manutenção de política relaxada pelo Banco Central Europeu (BCE), o que tende a ajudar os mercados acionários, também é nova mostra das dificuldades para a retomada da inflação em níveis mais saudáveis na área.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,37%, a 360,47 pontos.

A notícia sobre o diagnóstico de Trump provocou cautela e menor apetite por risco nos mercados internacionais em geral. Analistas ponderam se isso poderia ou não alterar o rumo da corrida eleitoral. Além disso, especulavam sobre eventual adiamento da data das eleições – marcadas para 3 de novembro – e até mesmo sobre a possibilidade de que o rival dele, o democrata Joe Biden, também pudesse ter pego a doença. Os dois estiveram juntos, embora a uma distância razoável, em um conflituoso debate na terça-feira, dia 29.

Na Europa, o CPI da zona do euro recuou 0,3% na preliminar de setembro, na comparação anual, enquanto analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam baixa de 0,2%. O núcleo da inflação ao consumidor subiu apenas 0,2% na comparação anual, de alta de 0,4% no mês anterior, mais distante da meta de quase 2% do BCE. O ING comenta em relatório que fatores temporários parecem provocar a fraqueza nos preços, mas também diz que, quanto mais esse quadro perdurar, “mais preocupante se torna”. Para o banco, isso dá “muita munição” para a ala dovish do BCE argumentar por mais estímulos em dezembro.

Entre os setores, ações de energia recuam em geral, com queda forte do petróleo nesta manhã. BP recuava 1,76% em Londres, Total tinha baixa de 1,00% em Paris, Iberdrola cedia 0,09% em Madri e Eni, 0,42% em Milão.

Às 6h47, a Bolsa de Londres caía 0,96%, Frankfurt recuava 0,98% e Paris, 0,74%. Milão operava em baixa de 0,37% e Lisboa caía 0,97%. Madri oscilava perto da estabilidade, em baixa de 0,04%.

Por Gabriel Bueno da Costa

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Embraer lança Programa para ampliar eficiência na cadeia de suprimentos em meio a atrasos

A Embraer finalizou a implementação do Programa ONEChain para ajudar a melhorar a gestão da…

22 minutos ago

Carrefour Brasil admite suspensão de fornecimento de carne, mas diz que não há desabastecimento

O Grupo Carrefour Brasil reconheceu, em nota, impactos advindos da ruptura de fornecimento de carnes…

44 minutos ago

Acionistas da Lifeway Foods pedem que conselho crie comissão para avaliar oferta da Danone

Edward e Ludmila Smolyansky, que juntos detêm aproximadamente 29,7% das ações ordinárias em circulação da…

2 horas ago

Anglo American vende fatia adicional de negócios em carvão na Austrália por US$ 3,8 bilhões

A Anglo American, conglomerado britânico de mineração, concordou em vender nesta segunda-feira seu portfólio remanescente…

2 horas ago

UniCredit propõe compra do concorrente italiano Banco BPM por 10 bilhões de euros

O UniCredit revigorou uma onda estagnada de consolidação bancária europeia, oferecendo mais de 10 bilhões…

3 horas ago

Agricultores da Polônia suspendem protestos após governo prometer rejeitar acordo Mercosul-UE

Agricultores poloneses suspenderam no domingo, 24, os protestos que bloqueavam a movimentada fronteira de Medyka,…

4 horas ago