O desconforto do mercado brasileiro com a questão fiscal doméstica domina as discussões nesta terça-feira e traz volatilidade ao mercado de ações. O Índice Bovespa alterna altas e baixas desde a abertura dos negócios, mas mostra pouco fôlego para recuperar as perdas de 2,41% registradas na segunda-feira, em meio ao ambiente de incertezas no cenário fiscal.
Pesa no mercado a intenção do governo de financiar o Renda Brasil, que substituirá o Bolsa Família, com recursos do Fundeb (fundo da área de educação) e com a postergação do pagamento de títulos precatórios. Para analistas do mercado financeiro, há o temor de que o governo esteja promovendo uma espécie de “pedalada fiscal”, como forma de não romper o teto de gastos.
No exterior, o clima é de cautela antes do debate eleitoral entre Donald Trump e Joe Biden, além das questões relacionadas à pandemia de covid-19 e seus efeitos sobre a economia global. Com isso, os índices da bolsa de Nova York operam em baixa. Às 11h58, o Ibovespa tinha alta de 0,16%, aos 94.815,72 pontos. Em Nova York, o índice Dow Jones recuava 0,45%.
Por Paula Dias
O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…
Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…
O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…