Categories: Economia

Bolsas da Europa fecham em baixa, com foco em decisões e anúncios de Fed e BoE

As bolsas na Europa fecharam em baixa nesta quinta-feira, 17, na primeira possibilidade no continente de reação aos posicionamentos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de quarta-feira. Além da postura do banco central dos EUA, a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra (BoE) nesta quinta estimulou perdas. O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,51%.

O Fed não agradou ao apresentar melhora em suas projeções para os principais indicadores econômicos do país e com uma postura menos dovish do que o imaginado do presidente Jerome Powell. Os números um pouco mais robustos sinalizam que a postura mais frouxa da autoridade monetária em relação à inflação pode ser levemente mais curta do que o imaginado anteriormente, o que tirou impulso das bolsas europeias.

“Os mercados precisam de mais tempo para digerir as notícias porque a realidade é que a mensagem do Fed não foi nem perto o suficiente de ser hawkish”, considerou o analista-chefe da Ava Trade, Naeem Aslam.

Já o comunicado do BoE nesta quinta foi na verdade mais otimista do que o esperado, para o TD Securities, como reflexo de uma reação um pouco mais forte da economia no terceiro trimestre. O banco diz que agora o mercado monitorará discursos do comando do BoE, a fim de avaliar se houve alguma mudança na avaliação sobre os juros negativos no banco central.

Após o anúncio do BC inglês, as ações tiveram suas quedas impulsionadas. O índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, chegou a cair pela manhã 0,68%, mas amenizou a baixa, fechando em 0,47%, a 6.049,92.

O setor de automóveis e peças operou em baixa significativa depois que se viu uma forte redução (-18,9%) do volume de licenciamentos de novos carros na Europa em agosto, após uma queda de 5,7% em julho, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (Acea, na sigla em inglês). A Peugeot registrou baixa nas ações de 1,16% e a Renault queda 0,19%. Em Paris, o índice CAC recuou 0,69%, a 5.039,50 pontos.

A Volkswagen teve queda nas ações de 0,69%. Em Frankfurt, o índice DAX recuou 0,36%, a 13.208,12 pontos. O banco suíço UBS divulgou nesta quinta um estudo sobre as empresas mais sujeitas à uma vacina, com especial destaque para as alemãs. Além do setor automotivo, varejistas como a Adidas têm seus resultados atrelados especialmente ao desenvolvimento da imunização, segundo o banco.

A maior queda registrada nas principais bolsas do continente foi em Milão, com recuo de 1,12% no índice FTSE MIB, a 19.739,73 pontos. A TIM liderou as perdas, com queda de 2,8%, que chegou a ser de 7%, com o avanço de uma legislação na União Europeia antitruste que pode prejudicar a criação de uma sociedade única para a rede banda larga, que seria liderada pela empresa.

No campo da inflação, a Eurostat divulgou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,2% na comparação anual de agosto. Trata-se de uma perda de fôlego em relação à taxa de julho (+0,4%), mas que veio em linha com o dado preliminar. Isso também deixa a inflação da região mais distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), levemente inferior a 2%.

Em Madrid, o IBEX-35 fechou em baixa de 0,35%, a 7.086,20.

Já em Lisboa, o PSI recuou 0,16%, a 4.286,76 pontos.

Por Matheus Andrade*

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

4 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

9 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

13 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago