Categories: Economia

Brasil registra média diária de 731 mortes causadas pela covid-19 nesta segunda

A média diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 731 nesta segunda-feira, 14. A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Nas últimas 24 horas, o País registrou 19.392 novos casos e 454 novos óbitos. No total são 4.349.544 brasileiros infectados e 132.117 mortos pela covid-19 desde o início da pandemia, segundo dados do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, e feito em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde. O balanço do Ministério da Saúde desta segunda aponta para 3.613.184 pessoas recuperadas da doença e outras 600.420 que seguem em acompanhamento.

O Estado de São Paulo, que conta com os maiores números absolutos do País, contabilizou mais 1.092 novos casos e 36 mortes nas últimas 24 horas. Ao todo, o Estado tem 893.349 infecções diagnosticadas e 32.642 óbitos. Conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde, são 751.811 pessoas recuperadas. Nesta segunda, em coletiva de imprensa, o governo de São Paulo anunciou que o Estado tem a quinta semana consecutiva de queda de mortes por covid-19.

Em número de contaminados, o Brasil continua como o terceiro país mais afetado pela pandemia, de acordo com contagem da Universidade Johns Hopkins. Está atrás de Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. No entanto, em relação ao total de óbitos, o País se mantém em segundo lugar. Além disso, o Brasil se tornou no domingo, 13, o país do G-20, o grupo das 20 principais economias mundiais, com o maior coeficiente de mortalidade por covid-19, com 613,46 mortes por milhão de habitantes, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

Conforme o Ministério da Saúde, 15.155 novos casos de infecção pela covid-19 e 381 novos óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, o que elevou o total para 4.345.610 pessoas infectadas e 132.006 que faleceram por conta da doença. Os números diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Por Marcela Coelho

Estadão Conteúdo

Recent Posts

AgroGalaxy revela dívida de R$ 3,7 bi; securitizadoras e bancos estão entre maiores credores

A AgroGalaxy, uma das principais redes de varejo de insumos agrícolas do Brasil, apresentou na…

1 hora ago

‘Deus me livre de mulher CEO’: Luiza Trajano faz publicação contra fala de empresário

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magalu, fez uma publicação na rede…

2 horas ago

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de…

2 horas ago

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro

Em resposta a comentários do ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, a Vale afirmou,…

14 horas ago

BNDES aprova crédito de R$ 58 Mi a TW Transportes para reconstrução de armazém no RS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou crédito emergencial, na modalidade investimento…

14 horas ago

BC informa ocorrência de incidente de segurança com chaves Pix sob guarda da SHPP Brasil/Shopee

O Banco Central informou nesta quinta-feira, 19, a ocorrência de incidente de segurança com dados…

15 horas ago