Categories: Economia

Brasil tem média diária de 721 mortes; total chega a 131.274, diz consórcio

A média diária de mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil ficou em 721 neste sábado, 12. A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Nas últimas 24 horas, o País contabilizou 31.880 novos casos e 800 novos óbitos. Ao todo são 4.315.858 brasileiros infectados pela covid-19 desde o início da pandemia e 131.274 que perderam a vida.

Os dados são do consórcio dos veículos de imprensa, formado pelo jornal O Estado de S. Paulo, G1, O Globo, Extra, Folha de S.Paulo e UOL, feito em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde.

Segundo balanço do Ministério da Saúde deste sábado, 3.553.421 pessoas estão curadas da doença e outras 631.056 seguem em acompanhamento.

São Paulo e Rio

O Estado de São Paulo, que tem os maiores números absolutos do País, registrou mais 7.881 novos casos e 229 mortes nas últimas 24 horas. No total, o Estado tem 890.690 infecções diagnosticadas e 32.567 mortes.

Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, são 733.103 pessoas recuperadas. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 51,7% na Grande São Paulo e 52% no Estado.

Já o Rio de Janeiro registrou 323 novos casos da doença e 102 óbitos em 24 horas. Até o momento, 16.985 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus no Estado do Rio, que já tem 240.776 casos confirmados.

Ranking

Em número de contaminados, o Brasil é o terceiro país mais afetado pela pandemia, de acordo com contagem da Universidade Johns Hopkins. Está atrás apenas dos Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente.

Porém, em relação ao total de óbitos, o País continua em segundo lugar.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

Números do Ministério da Saúde

Conforme o Ministério da Saúde, 33.523 casos de infecção pela covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas, além de 814 óbitos. No total, 4.315.687 pessoas se infectaram e 131.210 faleceram por conta da doença.

Os números diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Por Marcela Coelho

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro

Em resposta a comentários do ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, a Vale afirmou,…

6 horas ago

BNDES aprova crédito de R$ 58 Mi a TW Transportes para reconstrução de armazém no RS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou crédito emergencial, na modalidade investimento…

6 horas ago

BC informa ocorrência de incidente de segurança com chaves Pix sob guarda da SHPP Brasil/Shopee

O Banco Central informou nesta quinta-feira, 19, a ocorrência de incidente de segurança com dados…

8 horas ago

Lula sanciona lei que cria política nacional de incentivo ao cultivo de coco

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quinta-feira, 19, a Lei…

9 horas ago

Governo contrata projeto para trecho da Transnordestina; é o 1º investimento do tipo em 14 anos

A Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, assinou contrato com o Consórcio…

9 horas ago

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

A empresa de delivery de comida e mercado iFood declarou que houve uma redução na…

10 horas ago