Categories: Economia

Brasil registra média móvel diária de 699 óbitos por coronavírus

O Brasil contabilizou média móvel de 699 mortes causadas pela covid-19 nesta sexta-feira, 11, um pequeno aumento em relação ao dia anterior. O Estado do Piauí não informou novos dados. A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana.

Nas últimas 24 horas, o País teve 44.215 novos casos, o que elevou o total para 4.283.978 brasileiros contaminados, além de 899 novos óbitos. Ao todo são 130.474 pessoas que perderam a vida devido ao coronavírus. Os dados são do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, feito em conjunto com as secretarias estaduais de Saúde.

De acordo com balanço mais recente do Ministério da Saúde, desta sexta, 3.530.655 pessoas se curaram da doença e outras 621.113 seguem em acompanhamento.

O Estado de São Paulo, o mais atingido pela covid-19 no País, contabilizou um total de 882.809 infecções diagnosticadas e 32.338 mortes desde o começo da pandemia. Em coletiva de imprensa nesta sexta, o governo do Estado divulgou o novo mapa da quarentena e todas as regiões já estão na fase amarela. Franca e Ribeirão Preto, que eram as únicas regiões que estavam na fase laranja, passaram para essa nova etapa.

Em número de contaminados, o Brasil é o terceiro país mais afetado pela pandemia, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. Porém, em relação ao total de óbitos, o País continua em segundo lugar.

Parceria

O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.

Segundo o Ministério da Saúde, 43.718 casos de infecção pela covid-19 foram registrados nas últimas 24 horas, além de 874 óbitos. No total, 4.282.164 pessoas se infectaram e 130.396 faleceram por conta da doença. Os números diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.

Por Marcela Coelho

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Zambelli chama Benedita de ‘Chica da Silva’ e reclama por não discursar em evento

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de…

9 horas ago

Pedro Lupion: Queremos Plano Safra plausível e que atenda a demanda necessária do setor

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que…

12 horas ago

BNDES: Aprovações para Rotas de Integração chegam a R$ 3,2 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou já ter aprovado R$ 3,2…

12 horas ago

Taiwan diz que guarda costeira chinesa deteve navio pesqueiro taiwanês e exige libertação

Taiwan disse que a guarda costeira chinesa abordou um barco de pesca taiwanês na terça-feira,…

12 horas ago

Obra mais atrasada de SP ganha ‘empurrão’ da CDHU para ser entregue até 2026

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada ao governo de São Paulo, assumirá…

13 horas ago

Eleições EUA: 75% veem democratas com mais chances se substituirem Biden, diz pesquisa

A maior parte dos eleitores americanos acredita que o Partido Democrata teria mais chance de…

13 horas ago