Categories: Economia

IGP-DI de agosto sobe 3,87%, ante 2,34% em julho, revela FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) registrou alta de 3,87% em agosto, após um avanço de 2,34% em julho, divulgou nesta terça-feira, 8, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o IGP-DI acumulou uma elevação de 11,13% no ano. Em 12 meses, a taxa ficou em 15,23%.

A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-DI. O IPA-DI, que representa o atacado, teve elevação de 5,44% em agosto, ante um aumento de 3,14% em julho. O IPC-DI, que apura a evolução de preços no varejo, subiu 0,53% em agosto, após o avanço de 0,49% em julho. Já o INCC-DI, que mensura o impacto de preços na construção, teve elevação de 0,72% em agosto, depois da alta de 1,17% em julho. O período de coleta de preços para o índice de agosto foi do dia 1º ao dia 31 do mês.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários no atacado medidos pelo IPA Agrícola subiram 7,39% em agosto, após a alta de 3,66% em julho, dentro do IGP-DI. Já os produtos industriais, mensurados pelo IPA Industrial, avançaram 4,71% em agosto, ante um aumento de 2,95% no atacado em julho.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os preços dos bens finais tiveram alta de 1,93% no mês passado, ante um avanço de 0,52% em julho.

Os preços dos bens intermediários subiram 3,39% em agosto, depois de aumentarem 2,27% anteriormente. Os preços das matérias-primas brutas registraram elevação de 10,55% em agosto, depois do aumento de 6,53% em julho.

Núcleo do IPC-DI

O núcleo do Índice de Preços ao Consumidor – Disponibilidade Interna (IPC-DI) de agosto desacelerou a 0,19%, após a elevação de 0,26% registrada em julho, informou a FGV.

O núcleo do IPC-DI é usado para mensurar tendências e calculado a partir da exclusão das principais quedas e das mais expressivas altas de preços no varejo. Ainda de acordo com a FGV, o núcleo acumulou uma elevação 1,96% no ano e alta de 2,91% em 12 meses.

Por Daniela Amorim

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

12 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

13 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

13 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

13 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

15 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

15 horas ago